Abrindo as atividades de 2020, o QUINTAL CULTURAL do Casa d’Arte apresenta a abertura da exposição A REVOADA DOS GUARÁS da Artista plástica TELMA LOPES, e Show CANTOS DA FLORESTA, com BEN CHARLES, neste sábado, 18 de janeiro.
A REVOADA DOS GUARÁS, de Telma Lopes, apresenta Guarás coloridos usando a técnica de pastel oleoso e aquarela, sobre papeis artesanais produzido por dona Filomena (OCA Maranhão). E também, um painel com técnica de estamparia, que representa a queimada das nossas matas, com cascas de mangue e elementos orgânicos, criando animais extintos. A Exposição fica aberta até o dia 07 e março, e todas as obras estão a venda.
TELMA LOPES – Natural de São José de Ribamar – MA, é Artista Visual autodidata. Há 39 anos desenvolve seus trabalhos na área das artes visuais, tendo como foco arte urbana, graffiti, construção de cenário, e ações culturais com crianças das áreas rurais e periféricas. Seu trabalho é caracterizado pelo reaproveitamento de resíduos sólidos e de materiais orgânicos. Inicia sua carreira no Laborarte – São Luis, orientada pelo renomado artista maranhense João Ewerton. Em 1993 e 1994, levou o prêmio Zaque Pedro, consecutivamente no XX e XXI Concurso Artístico Literário de São Luis-MA/FUNC. Em 1995 mudou-se para o Rio de Janeiro onde estudou Artes Plásticas na Associação Brasileira de Belas Artes, e neste mesmo ano começou a trabalhar na Fábrica de Cenários, da Central Globo de Televisão/PROJAC, ficando até 2014. Em 2017 retorna ao Maranhão, mesclando sua técnica artística com elementos regionais e da cultura popular maranhense.
CANTOS DA FLORESTA com BEN CHARLES (RR) – Pioneiro do rock em Roraima, Ben Charles – músico, compositor e produtor musical – é neto de índio e nordestino, bisneto de Pagé. Sua mistura sonora traz timbres eletrônicos misturados a ritmos caribenhos, carimbó, guitarradas, baião, rock, dub e afrobeat, entre tantos outros.
Com sete discos gravados (destaque para o CD Carimbó Electro Seco ou o Amor e a Esperança em Tempos de Aquecimento Global), Ben Charles, cantará músicas de sua autoria que falam sobre a floresta amazônica, a cosmologia macunáima, a selva e sua ancestralidade com letras poéticas e humor macunaímico. É uma reinterpretação das suas próprias músicas, em formato acústico (voz, violão, percussão e efeitos) trazendo-as para as suas origens. Participação especial de LUIZ CLÁUDIO (Zabumba records), na percussão. É um show para se ouvir e dançar.
E claro, que não poderia faltar, as famosas comidinhas criativas da Cozinha Guará, que também serão inspiradas na Floresta.
SÁBADO, 18 de janeiro, as 16h (show ao pôr do sol).
ENTRADA FRANCA – Contribuição voluntária (contribua com o que quiser ou puder).
Local: Casa d´Arte Centro de Cultura. Rua do Farol do Araçagy, nº 09 – Raposa / MA (Rua em frente à clínica Ruy Palhano). www.casadarte.art.br
