21/05/2024
Sem categoria

EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA BRINCANTES MIRINS DA CULTURA POPULAR

                       
No universo dos Blocos Tradicionais, em meio ao ritmo envolvente dos contratempos, retintas, cabaças, maracás, reco-recos e agogôs, marcam viva presença de crianças e adolescentes que começam desde cedo a experimentar o mundo mágico da cultura popular.
Em homenagem ao dia dedicado às crianças, 12 de outubro, a Fundação Municipal de Cultura (Func), por meio da coordenação do Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC apresenta a exposição “Para as Crianças? Tudo!”, um fragmento dos Blocos Tradicionais com destaque especial para os brincantes mirins que conferem um brilho a mais para as apresentações dos grupos.
A exposição, instalada no prédio da Oficina Escola, traz 25 fotografias coloridas com dimensão de 30 x 45 cm de autoria do fotógrafo e cineasta Murilo Santos, retratando meninos e meninas, brincantes e atuantes da cultura popular com imagens que vão do desfile no Carnaval de Passarela ao Império da Festa do Divino. A intenção é evidenciar a participação desses pequenos atores, produtores do saber popular, que vão aprendendo e passando adiante, numa estrada de mão-dupla.
“Os brincantes mirins são capazes de encarnar as características de cada grupo, de cada manifestação, desde que estejam familiarizados com esse transitar, de um festejo para outro, num aprendizado constante da vida cotidiana”, explica a coordenadora do evento e do INRC, Michol Carvalho.
A mostra divide espaço com a exposição “Vai Querer?! Vai Querer?! Recortes do Universo dos Blocos Tradicionais do Maranhão” e estará aberta até o dia 29 de outubro, com visitação pública de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 15h às 18h. A Oficina Escola fica na Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.