A parceria entre o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) e o Museu Afro Brasil apresentará a arte maranhense na capital paulista. As obras de Hiorlando, artista popular natural de Água Doce do Maranhão, e do fotógrafo Edgar Rocha, estabelecido no Maranhão há mais de 40 anos, estarão em exibição de 12 de outubro até meados de dezembro.
“O CCVM tem orgulho dessa parceria que abre espaço nobre para a arte maranhense em um dos museus mais importantes de São Paulo. Divulgar a arte do Maranhão é um de nossos objetivos”, disse Paula Porta, diretora e curadora do CCVM.
O Museu Afro Brasil recebe mais de 100 mil visitantes por mês e está localizado no Parque Ibirapuera.
Para quem quiser matar a saudade de quando a exposição foi exibida em São Luís, basta acessar os catálogos no site do CCVM, www.ccv-ma.org.br.
Hiorlando
Hiorlando é o nome adotado pelo artista João Pereira Marques, que apresenta no Museu Afro Brasil 100 esculturas em madeira da sua fauna lúdica e animada composta por girafas, peixes, sapos, jacarés, cachorros, entre outros bichos fartamente coloridos.
Galhos do cajueiro, tamboril e cedro são os tipos de madeira que edificam as esculturas do artista, que estão divididas em três categorias: bichos da água, do seco e do imaginário. Um deleite ao público infantil.
Afetos
A exposição traz um panorama do trabalho do fotógrafo paulistano Edgar Rocha. São 41 fotografias que passeiam por temas como o patrimônio cultural, os navegantes e as celebrações do povo maranhense.
Itinerância
Circular exposições criadas nos centros culturais mantidos pela Vale, valorizando a cultura dos estados em que atua, é uma das diretrizes da Comunicação e da Fundação Vale.
Serviço
O quê: Exposição Hiorlando+Edgar Rocha, no Museu Afro Brasil.
Quando: Abertura nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro, às 11h. Aberta à visitação até dezembro de 2018.
Onde: Museu Afro Brasil – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera, Portão 10. Mais informações no site www.museuafrobrasil.org.br