27/05/2024

Fapema lança edital para selecionar monitores para a competição internacional de robótica FIRA Cup World

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançou o edital apoio ao Campeonato Mundial de Robótica (Roboworld Cup FIRA-2024). Serão selecionados monitores (professores e estudantes) para execução de várias atividades, durante o evento. Para a chamada, que tem parceria do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), serão ofertadas 180 vagas. As inscrições podem ser realizadas no site da Fapema (www.fapema.br), até 31 de maio.

O público-alvo são estudantes, egressos e professores do ensino médio, técnico e graduação de instituições de ensino, públicas e privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão. As vagas ofertadas por meio do edital são para intérpretes em inglês ou espanhol e para bolsistas de apoio técnico para a arbitragem de robótica.

Esta é a 17ª edição do Roboworld Cup FIRA, que acontece no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, em São Luís, de 3 a 10 de agosto, um dos eventos mais aguardados na área da robótica educacional.

A FIRA Cup World é uma competição internacional de robótica que ocorre anualmente, reunindo estudantes de diversas partes do mundo para demonstrar suas habilidades e soluções inovadoras no campo da tecnologia. A iniciativa busca promover a inclusão e o desenvolvimento tecnológico, dando ampla visibilidade às descobertas e realizações do Maranhão neste segmento.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, destaca a magnitude do evento, que dará ampla visibilidade à ciência e tecnologia produzida no Maranhão, além de ser oportunidade ímpar para intercâmbios de experiências, conhecimento de projetos inovadores, debate de ideias.

“Estamos já envolvidos para que seja um sucesso essa recepção que o Maranhão fará ao mundo da robótica. Este edital é um primeiro passo e essencial para viabilizar este evento de proporções globais. Juntos, nesta parceria, o governo mostra seu comprometimento com a promoção da educação científica e tecnológica no estado, oferecendo oportunidades valiosas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes maranhenses”, pontua Nordman Wall.

“Fazendo uso da tecnologia como ferramenta de aprendizado e crescimento, a FIRA Cup World representa um marco importante no calendário educacional e tecnológico do Maranhão. Por meio dessa parceria e iniciativas como a seleção de monitores, estamos colaborando para estimular o interesse pela inovação e pelo conhecimento, além de ser uma oportunidade para os selecionados, que terão contatos e experiências realmente promissoras neste evento mundial que o Maranhão sediará”, ressaltou o titular da Seduc, Felipe Camarão.

O público-alvo do edital são estudantes ou egressos e professores do ensino médio, técnico e graduação de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, sediadas no estado. Os selecionados vão realizar atividades presenciais como intérpretes em língua inglesa, espanhola e apoio técnico para arbitragem em robótica.

Entre as atribuições, está recepção do Comitê do FIRA no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, credenciamento, arbitragem, orientação às equipes e público, entre outros.

A diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz, avalia que o lançamento do edital para a seleção de monitores para o Fira World Cup é uma grande oportunidade. “Essa iniciativa é fruto da parceria entre o IEMA, a Fapema e a Seduc, reforçando nosso compromisso com a educação de excelência e o desenvolvimento tecnológico. A colaboração da Fapema é de extrema importância, pois fortalece nossa capacidade de selecionar os melhores monitores, garantindo um evento de alto nível e oferecendo oportunidades únicas de aprendizado para nossos estudantes”, ressaltou a gestora.

A Roboworld Cup é um evento organizado pela Federação da Associação Internacional de Esportes Robóticos (FIRA), fundada em 1996. O campeonato tem como objetivo principal promover competição internacional para incentivar a geração mais jovem e a indústria, a concentrarem mais esforços na robótica e na inteligência artificial. Durante este grande encontro, são compartilhadas ideias e divulgados resultados de pesquisas nessas áreas.

Seleção

No edital, serão classificados um total de 120 bolsistas intérpretes em inglês ou espanhol e 60 bolsistas de apoio técnico para a arbitragem de robótica. A modalidade referente a professor receberá valor total de R$ 1.600,00; e o estudante ou egresso R$ 600,00, ambos divididos em duas parcelas.

Os selecionados atuarão como monitores, desempenhando um papel fundamental na orientação e suporte aos participantes durante a competição. Estes selecionados contribuirão, significativamente, para o sucesso deste evento, prestando apoio necessário na organização, cadastros, orientação dos participantes e público geral.