22/02/2024
Sem categoria

FEIRA DO LIVRO PROSSEGUE NESTA QUINTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO

5ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO MOVIMENTA A CIDADE EM TORNO DA LITERATURA

A 5ª Feira do Livro de São Luís, promovida pela Prefeitura e realizada por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) em parceria com Serviço Social do Comércio (Sesc/MA) e Vale, tem movimentado a cidade em torno da literatura, com a comercialização de livros, discussão de temas e promoção de atividades artísticas e culturais.

Na programação são cerca de 300 eventos, entre seminários, encontros, oficinas, cursos, rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes e programação especial para o público infantil e juvenil acontecem em 20 espaços diferentes.

Nesta quinta-feira (1º/12), no Auditório José Chagas, a partir das 14h, acontece a Oficina “Bendita poesia bem dita”, com o poeta, jornalista e letrista Celso Borges. Parceiro de Chico César e Zeca Baleiro, além de livros – CDs, Celso possui cinco livros de poesia publicados: Cantanto (1981), No Instante da Cidade (1983), Pelo Avesso (1985), Persona Non Grata (1990) e Nenhuma das Respostas Anteriores (1996).

Já às 17h, no mesmo auditório, a palestra “A inclusão a partir da leitura”, que será ministrada pela escritora Sharlene Serra, abordará a inclusão social das pessoas com deficiências visuais, auditivas, físicas e a Síndrome de Down.

No Café Literário, às 18h30, a homenageada deste ano, a professor, poetisa e membro da Academia Maranhense de Letras, Sônia Almeida, versará sobre a “Escrita no Ensino Superior: a singularidade em monografias, dissertações e teses”. E, às 20h, um coletivo de médicos ministrarão a palestra “Antologia sobre o amor”, tema largamente utilizado pelos poetas.

Na Casa do Escritor, os lançamentos e relançamentos de livros começam às 15h, com “Um passeio pela história do Arari”, de João Francisco Batalha; às 16h, “Antibullying, uma estratégia para aprender e prevenir”, de Silvio Costa; às 17h, “Amor e liberdade: lições para vida”, de Bruno Daniel dos Santos Vaz; às 18h, “O Município de Zé Doca: passado e presente”, de Michel Hebert e Antônio Mendes Daluz; às 19h, “Ventura e desventura da família Garner” de Aldenora Cavalcante; e, às 20h, “Catálogo de Produtos Artesanais”, do Grupo de Educandos.

Já na Casa do Professor, localizado no Centro de Formação de Educadores/ Semed (Rua Rio Branco, esquina da Praça Gonçalves Dias), quatro salas abrigam atividades simultâneas entre as 14h e 21h. Entre elas o Relato de Experiência: “Atendimento Educacional Especializado para aluno cego: um estudo de caso”, que será ministrado por Rosinéa Nascimento Silva; a Oficina: “Corpo, memória e texto: o sentido compartilhado”, com Júlia Emília da Silva; e, o Minicurso: “O que os professores precisam saber sobre como as crianças aprende/Educação Ambiental”, que será ministrado por Luís José Câmara Pedrosa. Todas essas atividades pedagógicas são voltadas para professores da rede pública e privada. As inscrições gratuitas podem ser feitas diretamente no local e na hora da atividade.

No Teatro Reynaldo Faray, a partir das 15h, companhias de teatro encenam suas principais peças e performances. Destacam-se nesta quinta, a Hora do Conto com a Cia. Chegança; “Princípio dos 3 Erres”, com Renata Ievins; “Amor com Amor se Paga”, de Marco Dominici; “Kizomba, a festa Aiyê” dirigido por Álvaro Santos; e, “Cemitério de Espumas”, por Cássia Pires.

As crianças também têm espaço garantido na Feira do Livro. No Espaço Brincando com a Leitura acontecerão recepção com grupo de animação, pintura artística, exibição de filmes de animação, Oficinas de: Ilustração, Conto, Poesia, Tirinha e Tangran. Além de performances teatrais e culturais no Espaço Circoler.

No Caminhão Institucional e Cultural Vale, a partir das 14h tem uma releitura de fantasias do Bloco Tradicional do Maranhão; às 19h, tem Oficina de Capoeira com o Mestre Nelsinho. E, logo em seguida, acontece a palestra “Novos olhares e Saberes em Educação Ambiental: Centros de Referências em Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis em Tempo Integral”, com Gaudino Marcos Cantanhede Gusmão, Zenaide Oliveira dos Santos e Francisca Chaves Marques dos Santos

A Feira – Esta 5ª edição da Feira tem como patrono o jornalista escritor, cronista e membro da Academia Maranhense de Letras, José Chagas. Além dele, também estão sendo homenageados: Aldo Leite, Sônia Almeida, João do Vale e Mário Meireles. Com o tema “Dos mirantes da memória aos becos da saudade, São Luís, revela a tua poesia”, a Feira do Livro de São Luís permanece aberta à visitação até o próximo domingo, dia 04 de dezembro, sempre das 14h às 22h, na Praça Maria Aragão e Espaço Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.