27/02/2024
Sem categoria

Feira do Livro vai acontecer de 23 de novembro a 02 de dezembro no Ceprama

Feira do Livro apresenta produção literária maranhense na Casa do Escritor



Com uma herança literária de fazer inveja a muitos outros Estados, o Maranhão ainda contribui para o enriquecimento das letras no país. A produção literária local pode ser vista durante a 6ª Feira do Livro de São Luís, promovida pela Prefeitura por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), que será aberta na próxima sexta-feira, dia 23.
 
A Casa do Escritor é um bom exemplo dessa divulgação literária maranhense. Um espaço aberto para lançamentos e relançamentos de obras que também oferece palestras e rodas de conversa, acerca de marcos históricos e culturais brasileiros. Anexo ao espaço há ainda uma sala especial para a sessão de autógrafos, onde o escritor poderá receber os visitantes e convidados.
 
Entre os relançamentos de livros, está a obra “Campanário da Padroeira: subsídios para a história de Colinas”, livro publicado recentemente no município de Colinas (MA), de autoria do historiador Paulo Eduardo de Souza Pereira, que também é ilustrador e professor de escola pública. O livro relembra a história da cidade conhecida como a “Princesinha do Alto Sertão Maranhense”, localizada a 430 quilômetros de São Luís. São mais de 300 páginas literárias, recheadas também de muitas fotos antigas, inúmeras ilustrações de sua autoria e relatos de fatos cronológicos.
 
Fruto de um longo trabalho de oito anos, o pesquisador atribui à sua obra o caráter de uma importante fonte de pesquisa para comunidade colinense, especialmente aos estudantes, e uma contribuição aos registros históricos do estado. “A minha obra mostra uma realidade bem diferente, de uma cidade com grande riqueza cultural e que deu grande contribuição à economia do estado, com a força da sua pecuária e agricultura”, ressalta Paulo Eduardo.
 
Este relançamento acontece às 20 horas do dia 24, segundo dia de atividades da Feira. Neste mesmo dia, também lançam livro os escritores Kelson Moura Costa, Douglas Batista Pereira Ribeiro e Marinete Silva Oliveira. Já no dia 25 (domingo), será a vez dos escritores Saulo Barreto Lima Fernandes, Vanessa Gonsioroski e Marcos Linhares, lançarem.
 
Ainda há horários disponíveis para escritores interessados em participar na programação da Casa do Escritor. Os interessados podem inscrever-se na Func (Rua Isaac Martins, 144 – Centro, em frente à Fonte do Ribeirão), até o dia 21, no horário das 14h às 18h.
 
6ª edição – Este ano, a Feira do Livro de São Luís acontece este ano no período de 23 de novembro a 02 de dezembro e traz como tema “São Luis, 400 anos escrevendo nos livros sua história”. Nesta edição, a grande homenageada é a cidade de São Luís. Toda a temática e a programação do evento estarão voltadas para a celebração do seu quarto centenário. Outra novidade é que a Feira do Livro migra da Praça Maria Aragão, tradicional local de realização, e passa a habitar todo o complexo do Ceprama, localizado do bairro Madre Deus.
 
Ao todo 65 espaços entre Auditórios, Teatros, Espaço Infantil – da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), Casa do Escritor e Sala de Autógrafo, Arena Jovem, Café Literário, Troca-troca Literário, Estandes Institucionais, Tendas Temáticas, Praça de Alimentação e o Espaço dos Livros, estarão instalados em cerca de 15 metros quadrados, ocupando as áreas interna e externa do Ceprama, e com horário de funcionamento das 14h às 22h.
 
Confira a programação da Casa do Escritor para os dias 24 a 26/11:
24/11 (sábado)
15h30h – Kelson Moura Costa/ Obra: As Cartas que escrevi
17h – Douglas Batista Pereira Ribeiro/ Obra: Sombras da Lei
18h30 – Marinete Silva Oliveira/ Obra: Coleção Carrossel do Saber  
20h – Paulo Eduardo de Sousa Pereira/ Obra: O campanário da padroeira: subsídios para a História de Colinas        
 
25/11 (domingo)
17 h –   Saulo Barreto Lima Fernandes/ Obra: Coletâneas       
18h30 – Vanessa Gonsioroski/ Obra: Amor, Desamor e Renascimento
20h – Marcos Linhares/ Obra: Literatura e Verdade na Apuração Policial e no Jornalismo     
 
26/11 (segunda-feira)
15h30 – M.P. Haickel/ Obra:   Falando de Leitura      
17h – Saulo Barreto Lima Fernandes/ Obra: Concursos Literários: Como participar? 
18h30 – Luis Lima/ Obra: Arrumador de Palavras      
20h – Adauto Silva França/ Obra: São Luis 400 anos 
 
Esta matéria está disponível no Blog da Func. Acesse: www.funcsl.wordpress.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.