24/02/2024
Sem categoria

Festanca com profusao de ritmos maranhenses

Arraiais receberão grupos folclóricos na noite desta quinta-feira, entre grupos de bumba meu boi, alternativos e danças portuguesas, e shows de artistas locais.

27/06/2013 
A quinta-feira será de diversão e tradição nos arraiais juninos espalhados pela cidade. Na Praia Grande,Vila Palmeira, Lagoa da Jansen, Ceprama (Madre Deus) ou na Praça Maria Aragão, a festa entrará pela madrugada, bem como nos terreiros organizados por entidades. As manifestações folclórica estão invadindo também as praças dos Vivas de diversos bairros da capital, entre eles Anjo da Guarda e Centro (Praça da Saudade).
VILA PALMEIRA –
19h – Quadrilha Mocinha do Sertão da Vila Isabel
20h – Boi Capricho do Povo (Baixada)
21h – Boi de Nina Rodrigues (orquestra)
22h – Boizinho Encantado (Alternativo)
23 h – Show de Chico Saldanha
24 h – Boi da Maioba
01h – Boi Presidente Juscelino (Orquestra)
No Arraial da Lagoa, a abertura será com a Dança do Boiadeiro Cavalo de Prata, fundada na Cidade Operária. O Boi Mocidade de Rosário será o segundo na programação, seguido do Boi Novilho Branco. O grupo que reúne integrantes dos bairros Liberdade e Monte Castelo se apresentará com indumentária nas cores azul e branca. Segundo Fernanda Carvalho, que coordena o Novilho Branco, ano passado a manifestação folclórica exibiu a cor verde e a cor do próximo ano já foi definida e será vermelha.
Fernanda Carvalho disse que participar da festa nos arraiais é sempre uma emoção muito grande. “Temos um compromisso com essa festa, para a qual nos preparamos desde o início do ano. O Boi Novilho Branco está realizando sempre três apresentações por noite nos diversos terreiros”, disse a coordenadora do grupo.
O Boi da Madre Deus fará sua estreia no Arraial da Lagoa e mostrará a tradição da manifestação criada no bairro mais festeiro de São Luís. O show da noite será do cantor Pepê Junior, que se apresentará com a banda Bumbauê. O espetáculo musical mistura diversos ritmos.
A noite no Arraial da Lagoa será encerrada com as apresentações do Boi de Morros, que já dançou por duas noites no terreiro, e do Boi de Nina Rodrigues, que também já esteve no espaço. Morros está se dividido entre a capital e o interior do estado. Os brincantes seguem em um ônibus para diferentes cidades e no mesmo dia retornam quando há apresentações na capital. “É muito comum termos apresentações no interior e na capital em um único dia”, revelou Clarissa Lobato, coordenadora geral do Boi de Morros.
Show – Na Praça Maria Aragão, cinco atrações foram escaladas para a noite de hoje, entre elas o boi de orquestra Encanto do São Cristóvão e o boi de matraca Formosão de São João. O show será com a dupla Carol e Ana Tereza. No Sesc Olho d’Água, a programação inclui o Piaçaba, criado na Madre Deus. O grupo conta com 65 componentes e mostra os ritmos caroço, coco, quadrilha e pela porco.
Os coordenadores do Piaçaba são Antônio Dantas, Silvério Costa Júnior e Jeová França. “Este ano, estamos nos apresentando com indumentária nas cores laranja, branco e detalhes em azul, branco e vermelho. Para 2013, temos um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura para apresentações em escolas estaduais de ensino médio, de outubro até dezembro, quando trabalharemos a cultura popular”, disse Antônio Dantas.
No Arraial da Casa do Maranhão (Praia Grande), a partir das 19h, se apresentarão seis grupos folclóricos, além do cantor Papete. Entre as atrações, a Companhia Sotaque de Imperatriz está na programação, às 23h. No Ceprama, a programação terá início com o Barriquinha, especialmente para a criançada. Depois, lá estarão Boizinho Incantado, Boi de Axixá, Boi Oriente, Lírio de São João e Boi de Matinha. A banda Big Band também fará uma apresentação no Ceprama.
Nos Vivas, a programação também começa por volta das 19h e na Praça da Saudade a noite será aberta por um representante das danças portuguesas: Beleza e Sedução do Porto, seguida de uma sequência de grupos de bumba meu boi, como Mimo de São João, Pirilampo, Presidente Juscelino, Estrela do Oriente e Itauatuba.
No Viva Anjo da Guarda, haverá show com artistas maranhenses. No palco estarão Fernanda Garcia e Luciana Pinheiro, por volta das 21h, e depois delas o grupo Nilon do Amanhecer entrará, seguido do Boi de São Cristóvão, de Viana, Boi da Madre Deus e Boi Cabaceiras, com sede em Humberto de Campos.

Serviço

• O quê
Programação nos arraiais
• Quando
Hoje, das 19h até as 2h
• Onde
Vivas, Praça Maria Aragão, Lagoa, Sesc, Praia Grande e Ceprama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.