13/06/2024

Festival Maranhão Na Tela amplia programação e dá início ao calendário de atividades da edição 2024

Patrocinado pelo Google, festival inaugura nova fase com a abertura das inscrições para Mostra Maranhão de Cinema

O Maranhão na Tela 2024 vai acontecer de 20 a 28 de setembro, na Escadaria do Giz, no Cine Sesc Deodoro e no Kinoplex Golden.O Festival tem patrocínio do Google, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do MinC, e contará com significativa ampliação da programação.

Em todas as suas edições, o festival apresenta a obra de um artista plástico maranhense, a partir da qual é criada a identidade visual do evento. Neste ano todas as peças de divulgação são baseadas na série Radiola de Promessas, da premiada artista Gê Viana, que produziu três obras inéditas, especialmente para o evento.

Programação Ampliada

A programação do Maranhão na Telaterá 09 dias de duração e acontecerá em três espaços, sendo dois no Centro Histórico de São Luís e um no Golden Shopping Calhau. A abertura da programação acontecerá de 20 a 22 de setembro, na Escadaria do Giz, com a pré-estreia dos curtas-metragens e videoclipes da competitiva da Mostra Maranhão de Cinema. A partir do dia 23, o festival ocupará duas salas do Kinoplex Golden, contando ainda com uma terceira sala, no Cine SESC Deodoro. O encerramento acontecerá no dia 28, sábado, com a tradicional cerimônia de premiação da mostra competitiva.

Mostra Maranhão de Cinema

Dando início às atividades do Maranhão na Tela 2024, a partir de 25 de maio estarão abertas as inscrições para Mostra Maranhão de Cinema, mostra competitiva que o festival realiza com exclusividade para filmes e videoclipes maranhenses. Serão selecionados 04 longas-metragens e 12 curtas e 16 videoclipes. As inscrições para Mostra Maranhão de Cinema são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 20 de junho pelo site do festival (www.maranhaonatela.com.br), onde também está disponível o regulamento da mostra. O resultado será divulgado no dia 31 de julho.

  Além da categoria competitiva, a programação da Mostra Maranhão de Cinema será ampliada com a apresentação de um rico panorama do cinema maranhense, composto por 16 longas-metragens, 38 curtas-metragens e 18 videoclipes, num total de 33 horas de programação. E, visando ampliar o acesso ao público PCD (pessoas com deficiência), todas as obras da mostra contarão com acessibilidade completa. Para isso, além da inclusão de audiodescrição, libras e legenda descritiva em todos os filmes, o Maranhão na Tela está desenvolvendo um aplicativo especialmente criado para o festival que permitirá que as sessões também possam ser assistidas por portadores de deficiências visuais e auditivas, bastando, para isso, baixar o app no celular do próprio usuário e usá-lo no momento da exibição.

MARANHÃO NA TELA 2024

De 20 a 28 de setembro

Cine Sesc Deodoro

Escadaria do Giz

Kinoplex Golden – Golden Shopping – Calhau

Realização: Mil Ciclos Filmes

Patrocínio: Google

Todas as atividades têm acesso gratuito

Mais informações: http://www.maranhaonatela.com.br /