20/04/2025

Finlândia lidera ranking da felicidade da ONU; Brasil sobe oito posições

Após superar o Chile e alcançar a 36º posição, Brasil se torna o segundo país mais bem-colocado da América do Sul

A Finlândia lidera o Relatório Mundial da Felicidade pelo 8º ano consecutivo. O ranking, divulgado anualmente pela ONU, foi publicado na quarta-feira (19) e avalia PIB, suporte social, expectativa de vida saudável, liberdade, generosidade e percepções de corrupção.

Já o Brasil subiu oito posições no ranking e agora ocupando a 36ª colocação, sendo o segundo da América do Sul, atrás apenas do Uruguai (29º).

A posição dos brasileiros, que em 2024 ocupavam o 44º lugar, marca uma escalada sobre o Chile, que caiu do 38º para o 45º. A Argentina ocupa a 42ª posição.

Nos Estados Unidos e em partes da Europa, o declínio da felicidade e da confiança social contribuiu significativamente para o aumento da polarização política e dos votos contra “o sistema”, conclui o relatório.

O relatório se baseia em dados da Gallup World Poll em parceria com o Oxford Wellbeing Research Centre, a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU e de um conselho editorial.

O ranking conta com a participação de pessoas em mais de 140 países, classificados com base em suas avaliações médias de vida nos três anos anteriores, neste caso de 2022 a 2024.

Veja o top 20 dos “países mais felizes”

  1. Finlândia
  2. Dinamarca
  3. Islândia
  4. Suécia
  5. Holanda
  6. Costa Rica
  7. Noruega
  8. Israel
  9. Luxemburgo
  10. México
  11. Austrália
  12. Nova Zelândia
  13. Suíça
  14. Bélgica
  15. Irlanda
  16. Lituânia
  17. Áustria
  18. Canadá
  19. Eslovênia
  20. República Tcheca

Topo da lista

Quando se trata de felicidade, os países nórdicos estão claramente fazendo muitas coisas certas. Pelo oitavo ano consecutivo, a Finlândia é o país mais feliz do mundo, com seus vizinhos agrupados logo atrás.