Skip to content
20/01/2026
Blog do Joel Jacintho

Blog do Joel Jacintho

De tudo um pouco: Notícias, Cultura, Esporte, Poder e Política

  • INÍCIO
  • Geral
  • Cultura
  • Notícias
  • Esporte
  • Política
  • RÁDIOS DA ILHA
  • Samba pede Passagem | FM 106,9
  • INÍCIO
  • Geral
  • Cultura
  • Notícias
  • Esporte
  • Política
  • RÁDIOS DA ILHA
  • Samba pede Passagem | FM 106,9
Sem categoria

Flor do Samba leva o enredo “Eu sou o nectar da felicidade” para a passarela

26/02/2014

 CARNAVAL 2014

FotoFoto
Por Jully Camilo – Jornal Pequeno
Há poucos dias do carnaval, a segunda colocada no desfile de agremiações de São Luís em 2012, a Escola Flor do Samba, levará para a passarela este ano o tema “Eu sou o néctar da felicidade”. Com dois barracões funcionando diuturnamente, a escola do Desterro, que traz como símbolo uma flor e exibe em suas cores o azul, vermelho e branco, chega aos 75 anos em busca de seu 11º título, 17 anos após sua última conquista com “No rabo de uma estrela”. Na capital maranhense, a Flor do Samba conquistou os títulos em 1974, 1976, 1979, 1980, 1984, 1985, 1989, 1990, 1995 e 1997.
Segundo o diretor de Decoração, Jhony Ferreira, como não houve o desfile oficial em 2013, a escola fez uma releitura do tema que seria apresentado naquele ano, no carnaval de passarela, dando continuidade ao enredo já preparado. Ele explicou que a intenção é levar para o Anel Viário respostas para perguntas, como qual pessoa não busca a felicidade? Quem não quer estar de bem com a vida? Por que o medo de ser feliz?. “Vamos retratar as mais diversas formas de felicidade, que pode ser encontrada nas coisas mais simples. Afinal, ela é como o sonho e não custa nada. Para exibir tamanha beleza retratada em um magnífico enredo, levaremos a avenida cinco carros, dois tripés, 16 alas, além das baianas e bateria, com aproximadamente 3.800 integrantes. A apresentação da escola deverá acontecer na segunda-feira (3), por volta de 1h; e, com certeza, iremos contagiar a todos”, explicou.
De acordo com o diretor de Barracão, intérprete e cenógrafo, Luís Carlos Pinheiro, o “Vovô”, a montagem dos carros alegóricos teve início no dia 13 de janeiro. Ele explicou que as composições – roupas e resplendores, e as estruturas bélicas dos carros, já estão em prontas, entrando em fase de finalização a parte cenográfica das estruturas. “O nosso carnavalesco é o mestre Dominguinhos Lopes, importante figura no cenário carnavalesco e integrante da Flor do Samba há mais de dez anos. O enredo será desenvolvido em quatro subtemas: o universo da vida: o criador a criatura; universo dos sentimentos e valores humanos; universo das buscas materiais e imateriais do homem; e universo da alegria o céu do carnaval, o eu feliz do homem. Estamos trabalhando direto para que tudo esteja pronto em tempo hábil só na montagem dos carros temos 30 pessoas. A primeira alegoria retratará o Jardim do Éden, a segundo o Amor, a terceira Fartura, a quarta os Sonhos e o quinto o Carnaval. Em relação a valores tanto o governo do Estado como a Prefeitura compram as apresentações, mediante a fixação de cachês, não há doações como muitos pensam. É estabelecido um cronograma e fixado valores, mediante isso é feito o pagamento a escola”.
A ESCOLA – Defendendo as cores vermelho, azul e branco, a Flor do Samba foi fundada em 11 de novembro 1939, por um grupo de engraxates, pescadores e arrumadores de estiva. A agremiação nasceu como bloco carnavalesco vindo a se tornar, no ano seguinte, escola de samba.
O nome foi em homenagem à negra Flor (ou Nêga Fulô, como era conhecida), uma moradora do bairro, que saía a frente do então cordão carnavalesco, pelas ruas de São Luís, animando pescadores, canoeiros, estivadores, carregadores, bêbados e os amantes da folia de Momo. Os batuqueiros eram pessoas do Largo de Desterro e a fantasia era uma camisa listrada nas cores vermelho, azul e branco, e a calça em xadrez.

Você também pode gostar

Fã de Maria Bethânia lança livro sobre sua saga para ficar mais perto da cantora

26/08/2022

ROMANTISMO COM PRESENTES DO EMPÓRIO FRIBAL NO DIA DOS NAMORADOS

09/06/2022

Cantora Alcione cancela show em Barreirinhas por ordens médicas

29/03/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Arquivos

SINTSEP-MA

SANTÊ ROUPAS

Magno Silva

Blog do Bial Mendes

Walkir Marinho

Diego Emir

Blog do Jersan Araújo

Blog do Hélcio Silva

PERSONAL TRAINER

o mundo se move na 106,9 FM

Samba pede passagem | 106,9 FM

Criação de sites

Os Orcas

Tech & Informática

Menu

Cultura Esporte Geral Notícias Política

Perfil do Autor

Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão. Tenho forte atuação no setor cultural da cidade. Atualmente apresenta e produz o programa O SAMBA PEDE PASSAGEM, que vai ao ar todos os sábados (12h às 14h) pelas ondas da Rádio Universidade FM (106,9 Mhz). Também escrevo sobre de tudo um pouco (política, cultura, esporte e variedades) aqui no Blog do Joel Jacintho.

Arquivo

janeiro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« dez    
Copyright © 2026 Blog do Joel Jacintho. Criado por Os Orcas - Agência de Sites .