22/02/2024

FOLIA COM INCLUSÃO: BLOCO TRADICIONAL DA APAE DE SÃO LUÍS NO CARNAVAL 2024

A APAE de São Luís, reconhecida por sua atuação na promoção da inclusão social há 53 anos, está pronta para encantar o público com as apresentações do seu Bloco Tradicional nesse Carnaval. O grupo, que se tornou uma referência na cultura maranhense, prepara-se para participar de diversos eventos, celebrando a diversidade e a inclusão com muita alegria.

O Bloco Tradicional da APAE de São Luís, fundado em 1996, consolidou-se como uma das atrações mais aguardadas do Carnaval na capital maranhense. Com mais de 70 participantes, entre jovens, adolescentes e adultos com deficiência, matriculados no CAEE Eney Santana, o bloco conta com o apoio da comunidade e da instituição para disseminar a mensagem de inclusão e respeito para com as pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.

As apresentações do Bloco da APAE de São Luís começam nesse domingo (04.02) às 16h, integrando o cortejo de Blocos Tradicionais na Vila Gracinha, na Madre Deus. O grupo promete contagiar os foliões com a beleza das fantasias, muita animação e harmonia do Bloco Apaeano, que sempre faz sucesso por onde passa.

Em seguida, o grupo se apresentará também no Baile de Carnaval do CAEE Eney Santana, na sede da APAE de São Luís, na sexta de Carnaval (09.02) das 9h às 11h. O Baile já tradicional para os alunos, sendo sempre um importante momento de diversão e integração. Outro momento muito esperando é o desfile na Passarela do Samba Chico Coimbra (Anel Viário), que será no sábado de carnaval (10.02).

Esse ano, com nova fantasia, o grupo vai apresentar o samba-tema “O Fantástico Mundo do Autismo”. A composição de autoria do compositor Ribão Doludo, com direção e produção do Professor e Mestre Maneco; é uma oportunidade de conscientizar contra o preconceito para com as pessoas com Transtornos do Espectro Autista.

Ao longo de sua história de 28 anos de existência, o Bloco Tradicional da APAE de São Luís conquistou prêmios, reconhecimentos e participou de eventos importantes em outros Estados, levando alegria e representatividade para diferentes públicos. Com um currículo artístico vasto, o Bloco da APAE é uma forte expressão da cultura popular ludovicense, com o diferencial de reunir cultura, folclore e inclusão social. Mais que um Bloco, trata-se de uma importante ferramenta de visibilidade e conscientização na construção de uma sociedade mais justa e respeitosa e de inclusão.