06/10/2024
Sem categoria

Foliões fazem a festa nas ruas da Madre Deus na sexta-feira gorda.

BLOCO TRADICIONAL 'OS INDOMÁVEIS' NO CORTEJO DA MADRE DEUS

Ritmistas do Bloco Os Indomáveis mostra alegria no Beco das Minas 
Parte superior do formulário
A primeira noite de festa no Circuito de Carnaval Rua da Madre Deus, nesta sexta-feira (8), atraiu milhares de foliões aos pontos de apresentação. Depois do desfile de blocos, a animação continuou com manifestações subindo nos palcos e desfilando pela Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto de Fuga, Casa das Minas, Beco do Gavião e Ceprama. A festa, que teve início por volta das 18h, invadiu a madrugada deste sábado (9).
Baterias de escolas de samba, tribos de índios, grupos de tambor de crioula, blocos tradicionais, organizados e alternativos, corso, Brincadeira do Urso Caprichoso, as tradicionais charangas e o Bicho Terra realizaram um grande baile a céu aberto, com a adesão do público que ocupou ruas como as de São Pantaleão e Passeio.
A secretária Olga Simão acompanhou a festa de perto, vestida a caráter e compondo o Bloco dos Fofões. “O governo preparou uma programação que prestigia a mistura, a diversidade do Carnaval maranhense, que já está nas ruas. Convocamos todos a vestirem suas fantasias e a brincar o Carnaval”, declarou a secretária. Também presente a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira. “A festa está muito animada e este é o Carnaval da tradição e da espontaneidade, pois é na rua que se brinca o melhor Carnaval”, declarou Luiza Oliveira.
Na Vila Gracinha, a bateria da escola Marambaia do Samba fez uma apresentação de cerca de 20 minutos, o suficiente para empolgar foliões de todas as idades. “As baterias sempre animam muito, pois a gente gosta de dançar”, declarou a moradora Olívia Macieira, que disse não resistir à batucada.
Na festa, um dos mais animados foi o Bicho Terra, que realizou um verdadeiro arrastão de foliões. Os bailarinos e integrantes da bateria do bloco estavam vestidos com a nova fantasia, batizada de Amor de Bicho. No Largo do Caroçudo, onde está localizada a Casa Barrica, sede do grupo, os bichos cortejavam todos os outros grupos que passavam. A bateria permaneceu em um recuo e no alto da Casa Barrica o DJ Tote dava o tom à festa.
Os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão apresentaram as novas canções do CD “Bumba Meu Bicho”, que foi lançado na ocasião. “Esse CD e também uma homenagem ao bumba meu Boi, afinal há elementos musicais que nos remetem a todas as batidas das festividades maranhenses no disco”, lembrou José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, acrescentando que durante a festa do Bicho pelas ruas da Madre Deus, uma equipe de profissionais estará gravando imagens e som dos bailes a céu aberto, inclusive da apresentação que eles farão na noite deste sábado (9), para a composição de um vídeo documentário.
Dois dos pontos de maior concentração de foliões na Madre Deus, a Praça da Saudade e o Largo do Caroçudo também ficaram lotados. Na praça, a programação também inclui shows com cantores maranhenses, a exemplo do que acontece no Ceprama, que recebe espetáculos de artistas locais produzidos especialmente para o reinado de Momo.
Comércio informal
Basta circular pelos pontos de apresentações das manifestações para observar a grande quantidade de vendedores ambulantes e até de moradores que aproveitam esta época do ano para fazer renda extra. Lizandra Cordeiro, por exemplo, mora no bairro Vinhais, mas até a Terça-Feira Gorda estará circulando pela Madre Deus para vender bebida. “A gente se diverte e trabalha o mesmo tempo. Eu tive essa ideia este ano e pretendo obter R$ 2 mil de lucro, no mínimo”, disse a dona de casa.
Kleiber Jorge também comercializava diversos tipos de bebidas no circuito, até energético, que ele diz ser essencial para a reposição de energia. “Essa é uma experiência nova e acredito que vai dar certo. Trouxe vários tipos de bebidas e essa renda vai ajudar no meu orçamento”, afirmou.
Mais Carnaval
O Carnaval 2013 prossegue deste sábado (9) a terça-feira (12), com programação na Praça Deodoro, Circuito Deodoro/Cajazeiras e Madre Deus. Os shows na Praça Deodoro destacam, neste sábado (9), a Orquestra Big Band, a cantora Alcione e o grupo Bicho Terra. Neste domingo (10), tem apresentações de Máquina do Tempo, Timbalada, Pepê Júnior e Beto Pereira. Na segunda-feira (11), a folia fica por conta Pepê Junior, Erasmo Dibell, Diogo Nogueira e Bicho Terra. Já na terça (12) de carnaval a festa continua com Mano Borges, Jorge Benjor, Pepê Junior e Gerude.
O vento é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), em parceria com as Secretarias de Comunicação Social (Secom), Turismo (Setur), Segurança (SSP) e Saúde (SES), com apoio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e São Luís Convention&Visitors Bureau.
SHOWS NA PRAÇA DEODORO
SÁBADO GORDO, DIA 9
18h30 – Big Band
20h – Alcione
22h – Bicho Terra
DOMINGO GORDO, DIA 10
18h30Máquina do Tempo
20h – Timbalada
22hPepê Junior e Betto Pereira
                                                                      
SEGUNDA-FEIRA GORDA, 11
18h30Pepê Junior e Erasmo Dibell
20hDiogo Nogueira
22hBicho Terra
                                                       
TERÇA-FEIRA GORDA, 12
18h30 – Mano Borges
20h – Jorge Bem Jor
22h – Pepê Junior e Gerude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.