22/02/2024
Sem categoria

FUNC promove reunião para debater a organização do carnaval de 2014

Carnaval de 2014 começa a ser planejado
Esta primeira reunião teve por objetivo organizar uma agenda de trabalho

Membros do trade turístico, de entidades representativas e agremiações carnavalescas, da Associação Comercial e da Fundação de Cultura (Func) participaram, na tarde desta sexta-feira (17), da primeira reunião de planejamento do próximo Carnaval. Foram discutidos pontos como o modelo de Carnaval que vinha sendo utilizado, a descentralização da festa para os bairros e a organização dos desfiles na Passarela do Samba.

O presidente da Func, Francisco Gonçalves, abriu a reunião ressaltando o compromisso firmado em construir coletivamente o Carnaval de 2014, envolvendo toda a cadeia produtiva, a partir de um planejamento prévio. “Um evento com a envergadura do Carnaval que mobiliza toda a cidade e que, ao mesmo tempo, mobiliza negócios, não pode ser planejado na véspera. Temos que planejar com antecedência para que no segundo semestre já tenhamos um projeto consolidado”, afirmou Gonçalves.
Esta primeira reunião teve por objetivo identificar as situações-problema do evento para assim organizar uma agenda de trabalho onde serão articulados todos os setores envolvidos com o Carnaval. Entre eles, o setor público, o setor privado mais próximo à movimentação econômica do evento, além dos grupos organizados e agremiações carnavalescas.

Outro ponto de discussão foi a peculiaridade da agenda nacional para 2014. “O ano que vem tem uma característica diferente dos outros por conta do calendário do país, é o ano da Copa do Mundo no Brasil, e com isso o fluxo de turistas será maior. Então, temos que fortalecer o setor carnavalesco, como uma manifestação cultural, para colocarmos São Luís na agenda nacional”, frisou Francisco Gonçalves.

Os participantes elogiaram a iniciativa de convocação da reunião e a intenção de planejar o Carnaval ludovicense com antecedência. “Quero parabenizar a iniciativa da Func. Quando a gente vê que o trabalho está sendo feito para que tudo seja resolvido, nós temos que aplaudir”, destacou o representante da Escola de Samba Turma do Quinto, Marco Túlio.

Uma nova reunião deverá será realizada após a Temporada Junina, e a culminância será um Seminário para criação de comissões de trabalho e construção do projeto do Carnaval 2014.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.