19/04/2024
Sem categoria

FUNC SEDIA A 4ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), realiza no período de 20 a 26 de setembro a quarta edição da Primavera dos Museus. O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo aproximar os museus da comunidade. Este ano, o tema é “Museus e Redes Sociais” e serão debatidas novas conectividades, trocas, diálogos e interações com a sociedade, interligando espaços, tempos e sujeitos. Em São Luís, o evento será coordenado pela Fundação Municipal de Cultura (Func), por meio do Sistema Municipal de Museus.

A abertura do evento acontece no dia 20 de setembro (segunda-feira) em cerimônia que será realizada no auditório do Memorial Cristo Rei às 18 horas e contará com as presenças do Presidente da Func, Euclides Moreira Neto; do presidente da Fumph, Aquiles Andrade; e, da historiadora e coordenadora de Redes de Museus e Educadores do IBRAM (DF), Ana Lourdes Aguiar, que ministrará palestra sobre “Museus e Redes Sociais”. A programação da noite segue com a apresentação do Coral Madrigal Santa Cecília e a performance com a atriz Luana Oliveira.

“As transformações por que passam os museus apontam que essas instituições estão deixando de ser apenas guardiãs do passado. No novo papel que estão a desempenhar a interação com a sociedade é a ferramenta principal para democratizar o acesso à cultura. O museu é o próprio campo efetivo de construção social”, destaca o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.

Em São Luís, a programação segue até o dia 24 com visitas monitoradas aos museus integrados do Sistema Municipal de Museus. São eles: Memorial Maria Aragão, Fundação Dilú Melo, Museu de História e Arte da Maçonaria, Museu dos Capuchinhos da Província Nossa Senhora do Carmo, Memorial do Ministério Público, Museu Marítimo, Memorial da Polícia Militar, Sítio do Físico e Memorial Cristo Rei. Todas as atividades são gratuitas.

“Este ano, o tema propõe reflexões sobre a participação social e as transformações na concepção do papel dos museus como formadores de opiniões. Em rede, idéias são multiplicadas e vínculos estabelecidos”, enfatiza a coordenadora do Sistema Municipal de Museus, Jô Pereira.

Sistema Municipal de Museus – A capital maranhense foi a primeira cidade brasileira a implantar o sistema municipal, instituído por meio do Decreto nº 35.140, publicado em junho de 25 de junho de 2008. O papel da instituição é coordenar, fixar diretrizes, estabelecer orientação normativa e supervisão técnica para o exercício de atividades que competem ao Sistema, além de promover e facilitar contatos dos museus com entidades nacionais e internacionais, capazes de contribuir para a viabilização dos projetos das instituições filiadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.