21/01/2026
Sem categoria

Funcionários de aeroportos ameaçam greve de advertência na quinta-feira, 13 de dezembro

Aeronautas, que trabalham a bordo das aeronaves, e aeroviários, que são os funcionários em solo, reclamam melhorias salariais e pretendem com o movimento chamar contra demissões


Os funcionários que trabalham nos aviões e aeroportos brasileiros ameaçam fazer uma greve de advertência na próxima quinta-feira (13), informaram representantes dos aeronautas e aeroviários nesta segunda-feira. 
Os aeroviários já decidiram pela paralisação, segundo a diretora do Sindicato Nacional da categoria, Graziela Baggio. Os aeronautas também devem aderir ao movimento, de acordo com a presidente do Sindicato Nacional, Selma Balbino.
Aeronautas, que trabalham a bordo das aeronaves, e aeroviários, que são os funcionários em solo, reclamam melhorias salariais e pretendem com o movimento chamar a atenção para as quase 4 mil demissões promovidas esse ano, 3 mil pela Gol e 850 pela extinta Webjet  , que foi comprada esse ano pela própria Gol.
“A paralisação afunila uma série de coisas que vem afetando a categoria como salário, mas também estão em jogo as demissões arbitrárias desse ano e a não solução para ex-funcionários da Varig e do Aeros (fundo de pensão da Varig)”, declarou Baggio.
Os aeronautas reivindicam aumento de 11,4% e, de acordo com o sindicato, a contrapartida das companhias é de no máximo 2%, abaixo da inflação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.