Como já se tornou tradição ao primeiro dia de cada ano, o bloco Fuzileiros da Fuzarca (FF) comemora a chegada de 2015 com animado cortejo carnavalesco, que acontecerá nesta quinta-feira (1º de janeiro).A direção comunica que concentração terá início às 14h na sede da agremiação, que fica na Rua Afrânio Peixoto, de onde os foliões sairãopercorrendo as principais ruas do bairro da Madre Deus.
Segundoadiantou a presidente dos Fuzileiros da Fuzarca, Maria da Graça Viana, o bloco carnavalesco contagiará foliões e turistas ao entoar as principais marchas, que se eternizaram no Carnaval de São Luís e na boca dos maranhenses.Entre elas,Sandália de Prata, Foi Você, Não Tenho Hora Pra Voltar, Joana, Pra Que Chorar, Descendo o Morro.
“Vamos entrar o ano com alegria e, ao mesmo tempo, desejando a todos muita paz em 2015”, disse a presidente do FF, Maria das Graças, ao acrescentar que a saída do bloco faz parte dos preparativos para as comemorações dos 79 anos dos Fuzileiros da Fuzarca, a ser comemorado no dia 11 de fevereiro.
A direção dos Fuzileiros da Fuzarca lembra, ainda, a todos os brincantes, turistas e foliões de São Luís que,a partir do cortejo, estará promovendo sempre aos domingos, a partir das 14 horas, na sede da agremiação,o tradicional ensaio da bateria, das pastoras e da porta-estandarte. “Venha e traga a sua animação. A entrada é gratuita”.
Tradição e história – Composto por cerca de 100 componentes (ritmistas e pastoras), o bloco Fuzileiros da Fuzarca foi fundado no ano de 1936 por poetas e compositores apaixonados por samba e carnaval – o último bloco sobrevivente dos grupos tradicionais da década de 1940. Cristóvão Colombo da Silva, o popular “Alô Brasil”, Sandoval Silva, Mané Caju, Pedro Pantaleão, Astrogildo Silva, Carlos Moreira, José João foram os iluminados menestréis que deram vida a uma das mais puras tradições da cultura popular do Maranhão.
O ritmo cadenciado, produzido pelas ritintas, taróis-de-mão e duas-por-uma (instrumentos de percussão cobertos com couro de bode e carneiro), além das cores usadas (preto e branco) e da estrela nas confecções das fantasias, são as marcas inconfundíveis dos Fuzileiros da Fuzarca.