23/05/2024

Galeria Antônio Almeida abre exposição artística em homenagem aos pregoeiros de São Luís nesta quinta-feira (11)

A Galeria Antônio Almeida, sediada no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782), irá receber uma exposição artística com obras que homenageiam os pregoeiros de São Luís. A abertura da exposição ocorre na quinta-feira (11), a partir das 18h. O artista plástico  Beto Lima é o autor das peças, que ficarão expostas ao público até o dia 26 de maio. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

A Diretora de Assuntos Culturais da UFMA, professora Rosélis Barbosa Câmara, afirma que “os pregoeiros marcaram a infância e estão na memória afetiva de muitos ludovicenses’’. Por isso, “a exposição contribui no sentido de relembrar essa história e perpetuar essa tradição’’.

Os pregoeiros

Os pregoeiros são figuras históricas da capital maranhense. Durante o período colonial, sobretudo com o crescimento de São Luís a partir do século XIX, os vendedores ambulantes passaram a ser elementos do cotidiano ludovicense. Vendendo alimentos e utensílios, a marca dos pregoeiros estava na maneira de “vender seu peixe”. Carregando os produtos nas mãos, eles criavam e entoavam bordões musicais, que ecoavam pelas ruas de toda a ilha.

Sobre Beto Lima

Antonio Edilberto Lima, Beto Lima, é maranhense de Araioses, filho de pai lavrador e mãe professora. Beto é autodidata, começou trabalhando como moldureiro, o que facilitou a sua aproximação e até amizade com vários artistas, o que fez com que ele gradativamente mudasse o foco de sua relação com as artes e passasse a fabricar molduras para seus próprios quadros.