14/04/2024
Sem categoria

Galeria do Sesc, na Deodoro, recebe exposição Azul Pedra Mar

Trabalho da artista Jane Maciel proporciona interação com paisagens naturais em degradação; período de visitação começa no dia 8 deste mês.

Trabalho usa também registros fotográficos de paisagens com intervenção (Foto-Divulgação)
Trabalho usa também registros fotográficos de paisagens com intervenção (Foto-Divulgação)


Como interagir com as paisagens naturais do nosso presente, marcadas pela degradação ambiental? É a partir desta pergunta que a artista Jane Maciel iniciou o processo da Exposição “Azul Pedra Mar”, que abre no dia 5 deste mês, às 18h30, na Galeria de Arte do Sesc, na Praça Deodoro, Centro. O período de visitação vai de 8 a 30 de junho, de 9 às 17 horas. A entrada é gratuita.


Azul Pedra Mar é o pertencimento afetivo e simbólico e sua ressignificação poética por meio do registro fotográfico, intervenções na paisagem, a videoarte intitulada “banho de mar banho de sal grosso”, fragmentos de poesias e arte sonora.

Resultante de um processo artístico desenvolvido em cooperação com o Coletivo Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI), a exposição contou com colaboração dos artistas Bruno Ferreira, Carolina Libério, Matheus Santos e Ramusyo Brasil, e curadoria de Carlos Eduardo Cordeiro.

Os meios técnicos utilizados para a criação poética – fotográficos, audiovisuais e sonoros – visam elucidar a contemplação da transmutação cíclica da natureza e a afetação sensível ao perceber as interferências da poluição nas águas, atualmente impróprias ao banho. Tendo morado dois anos na ilha de Paquetá, na baía de Guanabara, Rio de Janeiro, a artista pode perceber de perto e cotidianamente a triste realidade da degradação natural de um local paradisíaco, que traz a força do passado em contato com o presente.

Foi assim que a artista foi instigada a construir uma narrativa simbólica que tirasse à ênfase deste lugar específico para tratar de um problema global, a insustentabilidade dos modos de vida e de produção contemporâneos. Por meio de tal experimento artístico e conceitual, é evidenciada a paisagem do nosso tempo e é neste espaço que acontece o encontro com a cor azul, cor revestida de feminino, presença que surge suave e bucólica.
O elemento cromático ressalta a riqueza formal das pedras, pelo gesto feminino de vesti-las e desnudá-las, remarcando o movimento delicado e sereno do mar por um véu translúcido, até o ponto de entregar o corpo ao banho nas águas imundas e à dialética de sua limpeza energética, expresso na videoarte que integra a exposição.

O projeto Azul Pedra Mar traz ao Sesc dois ambientes. Num deles são apresentados polípticos fotográficos e no outro está a videoarte “banho de mar banho de sal grosso” com duração de 9 minutos. Durante a exposição serão realizadas ações educativas e visitas guiadas com os participantes do projeto. Nesse contexto, serão levantadas questões acerca das experiências estéticas e suas interfaces com a natureza e o social.

Mais – Primeira exposição

Azul Pedra Mar é a primeira exposição individual da artista, pesquisadora e professora do curso de Comunicação da UFMA, Jane Maciel. A exposição fica disponível para visitação até dia 30 de junho, das 9 às 17 horas, na Galeria de Arte do Sesc Administração. As visitas mediadas podem ser agendadas pelo (98) 3216-3830.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.