27/05/2024

Governo do Maranhão apresenta a magia do São João maranhense em São Paulo

O período junino 2024 se aproxima e para repetir o sucesso de público e retorno econômico visto no ano passado, o Governo do Maranhão lança, na próxima quinta-feira (2), às 19h, no Hotel InterContinental São Paulo, no Jardim Paulista, o São João do Maranhão 2024 ao trade turístico e à imprensa paulista. O local será transformado em um grande terreiro junino para que todos tenham uma amostra da diversidade e magia que encontrarão no estado. E o anfitrião da festa será o governador Carlos Brandão.

O evento promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado da Comunicação Social (Secom), de Turismo (Setur) e de Cultura (Secma), é uma estratégia para fortalecer a principal manifestação cultural do estado no calendário brasileiro de festas, aumentar o fluxo de turistas e a geração de emprego e renda no período.

“Durante o lançamento do São João 2023, em São Paulo, tivemos uma grande recepção pelas operadoras de turismo e agências de viagem. Não tenho dúvida que este ano será ainda melhor. Estamos preparados e colocando o Maranhão à disposição do mundo, para que os turistas possam desfrutar desse grande evento que é a nossa cultura e culinária, gerando emprego e renda, e fortalecendo o nosso turismo”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Segundo o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o São João do Maranhão em 2023 movimentou R$ 254,9 milhões no estado, superando diversas expectativas.

Turismo e cultura
A secretária de Estado do Turismo (Setur), Socorro Araújo, ressalta que a ação associada à promoção do destino em vários pontos, através de outdoors e outras peças publicitárias, impacta diretamente o fluxo de turistas que visitam o estado ao longo do período junino.

“Nós temos um termômetro preciso do impacto do lançamento do São João na capital paulista. Ano passado, o resultado foi surpreendente e superou as nossas expectativas, com mais de 77.330 mil desembarques, no Aeroporto de São Luís, em julho. Um recorde em dez anos. Dessa vez, será ainda melhor, porque estamos trabalhando com mais intensidade ainda e muito amor pelo nosso estado”, disse.

O secretário de Estado da Comunicação Social (Secom), Sérgio Macedo, assinalou que assim como no ano passado a programação do São João 2024 já começa com as prévias no mês de maio, o que garante mais tempo de divulgação do maior festejo popular do estado.

“O São João do Maranhão tem um calendário estendido e com isso também temos mais diversidade de espetáculos culturais. Logo após o lançamento nacional, já começam os festejos para o público local e os turistas que estiverem buscando destinos irem se aquecendo. Este ano teremos mais um grande espetáculo que vai consolidar ainda mais o São João do Maranhão no calendário das grandes festas nacionais”, afirmou Sérgio Macedo.

O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, destacou que com ações bem promovidas, a cultura maranhense se torna mais um grande vetor de desenvolvimento econômico e social no estado.

“A cultura é um grande diferencial turístico do Maranhão. E durante o período junino, a demanda por serviços locais, produtos artesanais e entretenimento aumenta consideravelmente, além do fortalecimento do setor hoteleiro e do turismo nas mais diversas regiões do estado, impulsionando a economia local de diversas formas. É um dia de muita alegria, lançar o maior São João do Brasil e mostrar um pouco da nossa grande diversidade cultural para todo Brasil”, disse o secretário da Secma.

Lançamento do São João 2024
Para o lançamento do São João 2024, em São Paulo, foi preparada uma grande festa com as toadas, cores e encantos das apresentações folclóricas de bumba-meu-boi e cacuriá, duas das atrações típicas dos festejos juninos no estado, que proporcionarão uma verdadeira imersão nos ritmos e tradições típicas maranhenses.

Ainda no intuito de fortalecer a indústria do turismo como um todo, demonstrando o potencial de cooperação e crescimento que pode ser alcançado através da colaboração entre diferentes atores do setor, a ação será destinada também aos operadores e agentes de viagem de São Paulo.

Em 2023, somente no dia do lançamento do São João do Maranhão, em São Paulo, para mais de 148 operadoras de turismo e agências de viagens, foram vendidos 1.500 pacotes de viagens para o estado.

São João do Maranhão
A programação do São João 2024 começa ainda no mês de maio com o projeto Maranhão de Reencontros, que realiza prévias juninas nos fins de semana, preparando o público para os festejos que ocorrem ao longo do mês de junho.

Além disso, os turistas que chegam ao estado em junho pelo Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, são recepcionados com as atrações do São João para já entrarem no clima da festa.

E para garantir a tranquilidade de todos, o Governo do Maranhão também reforça a segurança pública, por meio do trabalho conjunto das forças de segurança do estado.

Diversidade
O São João do Maranhão destaca-se nacionalmente pela diversidade folclórica e cultural que reúne em uma grande festa tradições de origens indígenas, africanas e europeias.

As atrações incluem cinco sotaques (conjunto de ritmos e estilos) diferentes de bumba-meu-boi, a atração mais característica do período junino maranhense, além do cacuriá, quadrilha, grupos de tambor de crioula, entre outras manifestações culturais.

As festas espalham-se por todo o estado, da capital, São Luís, aos pequenos municípios do interior, onde o público pode conferir as apresentações nos arraiais, comprar o artesanato local e experimentar diversos pratos da culinária maranhense, à base, principalmente, de frutos do mar.