25/01/2025

Governo incentiva públicos prioritários a se vacinarem com a bivalente contra a Covid-19

O personagem histórico das campanhas de vacinação do Brasil, o “Zé Gotinha” esteve presente, na manhã desta segunda-feira (20), na Policlínica Vinhais para participar da ação de mobilização e vacinação do novo público prioritário da vacina de reforço contra a Covid-19, a Pfizer Bivalente.

A operação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visou sensibilizar e motivar os públicos prioritários, liberados pelo Ministério da Saúde (MS), a buscarem as salas de vacinação. No Maranhão, 49.299 pessoas já receberam a dose de reforço.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos, reforça a necessidade da população buscar a dose B (bivalente), como os profissionais têm chamado.

“O intuito do Ministério da Saúde é ampliar o grupo prioritário para intensificar a vacinação. Então, esses grupos divulgados já podem procurar o posto mais próximo da sua casa para tomar o reforço. O governo do Maranhão está se empenhando para que o número de pessoas imunizadas possa avançar”, ressaltou.

Público prioritário

A partir desta segunda-feira, a vacina foi disponibilizada para os trabalhadores de saúde, as gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), população privada de liberdade (PPL), adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Os primeiros a estarem elegíveis para receber a vacina bivalente foram os idosos com mais de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas e idosos de 60 a 69 anos.

A vacina bivalente protege contra o vírus original da Covid-19 e a Ômicron e suas subvariantes. Para receber a quinta dose de reforço, é necessário ter fechado o ciclo inicial com a primeira e segunda dose e ter um intervalo de 4 meses da última vacinação. Além disso, para quem gripou, a recomendação é um intervalo de 15 dias para receber a dose.

A enfermeira Cíntia Barroso faz parte do novo grupo apto a receber a bivalente e reforçou a importância dos profissionais da saúde serem vacinados. “Nós somos os profissionais que estiveram desde 2020 à beira-leito, quando iniciou a pandemia, então é de fundamental importância a vacinação. Nós somos uma população que sempre está no meio dos pacientes, então nós precisamos nos proteger e proteger os nossos”, lembrou.

O aposentado Lutero Costa, de 81 anos, também aproveitou a campanha de vacinação e esteve na Policlínica Vinhais para receber a dose da Pfizer Bivalente. “É de suma importância a pessoa vir se vacinar, quem não vem está correndo risco de morte. A Covid-19 mata. Eu já tive Covid uma vez e não quero mais pegar, por isso, estou aqui. Eu não conseguia andar, tive muito calafrio, então eu não quero pegar essa doença de novo”, destacou.

Postos de vacinação

Os maranhenses contam com 1.906 salas de vacinação em todo o Maranhão. Na capital, o governo do Estado está disponibilizando a imunização na Rede Estadual nos seguintes locais: Hospital Aquiles Lisboa e também nas Policlínicas do Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão. Além disso, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).