20/05/2024

.Governo lança edital do programa Trabalho Jovem 2024 para efetivar parceria com empresas

Como forma de gerar oportunidade de trabalho para a juventude maranhense, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), abre, nessa segunda-feira (8), o edital de credenciamento de empresas, que atuam no estado, para acesso ao apoio financeiro público, no âmbito do programa Trabalho Jovem. O período de habilitação e credenciamento será de 8 de abril a 8 de maio de 2024.

A Setres é responsável pela execução do eixo “Auxílio à Contratação”, que é um aporte financeiro concedido pelo estado para empresas de médio, pequeno e microempreendedor individual (MEI), que desejam ampliar o quadro de funcionários, por meio da inclusão de jovens entre 17 anos e 25 anos.

O valor atual do auxílio para a empresa é de R$ 1.000,00 mensais, por cada contratação. O jovem profissional, por sua vez, recebe um salário conforme os preceitos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O eixo “Auxílio à Contratação” garante 1.000 vagas com o ramo empresarial. Este ano, o programa que está em sua terceira edição e traz uma novidade, as vagas disponibilizadas no edital devem ter observância ao plano plurianual do estado, considerando o público transversal das outras políticas, um exemplo destes públicos são a pessoa com deficiência.

O secretário Luiz Henrique Lula (Setres) destacou a importância do Programa para as empresas e para os jovens profissionais: “O trabalho jovem dá oportunidades dignas a juventude maranhense para se inserir no mercado de trabalho, muitas vezes, sendo o primeiro vínculo formal que estes jovens terão. Então, o programa se inscreve na vida das pessoas, ao mesmo tempo em que assegura à empresa, com aporte financeiro, uma mão de obra que além de qualificada, atende às suas necessidades e lhe oportuniza a formação dos novos profissionais na cultura da própria empresa. A expectativa é bater o recorde de participação do ano passado, quando conseguimos credenciar 360 empresas em 79 municípios”, ressaltou.

São requisitos para participação no programa a regularidade fiscal e cadastral da empresa, além de possuir no mínimo 1 (um) ano de abertura. As empresas que desejam se credenciar no edital do programa Trabalho Jovem deverão fazer a inscrição exclusivamente pelo site: https://trabalhojovem.ma.gov.br/ no período de habilitação.

Para mais informações, empresários e microempreendedores individuais podem recorrer ao mesmo canal ou tirar dúvidas com a coordenação do Trabalho Jovem – Eixo Auxílio à Contratação, pelo telefone (98)98323-0021.