Como estratégia para fortalecer a principal manifestação do estado no calendário brasileiro de festas, aumentar o fluxo de turistas e a geração de emprego e renda, o Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Comunicação, Turismo e Cultura, apresentaram o São João do Maranhão 2023, às operadoras de turismo e agências de viagem de São Paulo, nesta quinta-feira (11).
O São João começa oficialmente no dia 1º de junho e foi organizado com programação que irá durar quase três meses de festas, contando com as prévias juninas já iniciadas com a segunda edição do festejo Maranhão de Reencontros. Em destaque, as manifestações folclóricas, de dança, além de uma grande variedade de comidas típicas, já tradicionais nos arraiais maranhenses.
O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, explicou que o planejamento alinhado às secretarias de Estado do Turismo e de Comunicação é focado, inclusive, na geração de mais emprego e renda aos maranhenses. Uma vez bem promovida, a cultura se torna um grande vetor de desenvolvimento econômico e social.
A secretária de Estado de Turismo (Setur), Socorro Araújo, pontuou que a visita à São Paulo funcionou como uma ativação do Destino Maranhão, o que possibilitou que todo o circuito de operadoras de turismo e agências de viagem pudessem conhecer mais a fundo a cultura, os pontos turísticos e a hospitalidade dos maranhenses.
“Aqui, temos a missão de promover o Destino Maranhão. Nosso estado tem riquezas culturais e naturais muito grandes, é uma oportunidade de divulgar o Maranhão, nossas festas e riquezas. O governador Carlos Brandão incentiva o turismo por ser gerador de emprego e renda, o turismo é ‘multi’, trabalha em várias áreas. Quando se divulga o destino, o fluxo de visitas aumenta em 30%, dependendo de como se faz”, frisou a titular da Setur.
O proprietário da operadora Viagens Promo, Renato Kido, afirmou que iniciativas como estas mostram a importância do Maranhão como destino às operadoras de turismo e agências de viagem.
“A expectativa é muito boa para enaltecer as belezas naturais do Maranhão. É o início de uma parceria, de um incentivo aos agentes de viagens que estão presentes para mostrar o quanto o Maranhão é importante. Isso incentiva cada vez mais [os agentes] a vender o estado. Hoje, são mais de 200 agentes de viagens presentes e divulgando o destino em uma única ação. Tem tudo para dar certo”, afirmou Kido.