19/04/2024
Sem categoria

Greve geral contra reforma da Previdência atinge a França

Redação SRZD | Internacional | 07/09/2010 10h36

A França amanheceu sob o impacto de uma greve geral nesta terça-feira. A paralisação deve durar todo o dia e com cerca de 200 manifestações em todo o país (dois milhões de pessoas devem ir às ruas) contra o projeto de reforma da Previdência social apresentado pelo governo francês. As interrupções nos serviços afetam principalmente o setor de transportes: pelo menos dois terços das linhas ferroviárias estão paradas e pelo menos um quarto dos voos previstos para esta manhã foram cancelados.

A proposta de reforma, que conta com o apoio do presidente Nicolas Sarkozy (foto), prevê o aumento da idade mínima para aposentadoria a partir de 2018, de 60 para 62 anos; e da idade máxima para aposentadoria completa, de 65 para 67 anos. A alegação do governo é o aumento na expectativa de vida da população francesa. O projeto previdenciário será apresentado nesta terça-feira à Assembléia Nacional, onde o presidente conta com ampla maioria parlamentar. Pesquisas de opinião indicam que 73% dos franceses apoiam a greve.

Apesar de ter demonstrado disposição para negociar alguns pontos, Sarkozy quer levar o projeto adiante para aprovação: “Não vou ser mais um presidente a sair sem solucionar este assunto”, afirmou, segundo a “RTP”.

Greve no metrô de Londres

O metrô de Londres está parado por conta de uma greve, também prevista para durar 24 horas. Os moradores da capital britânica estão recorrendo à bicicletas e ao aumento na frota de ônibus para se movimentar pela cidade. Os grevistas reclamam do corte de empregos no setor que, na avaliação deles, vai trazer riscos para a segurança dos usuários. O prefeito de Londres, Boris Johnson, disse que a paralisação tem intenções políticas de desestabilizar o governo do primeiro-ministro David Cameron.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.