06/10/2024

GRUPO FRIBAL E TJMA JUNTOS NA CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

O Grupo Fribal, em alusão ao mês do enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, conhecido como Agosto Lilás, promoveu uma série de palestras educativas, dinâmicas e orientações voltadas para a conscientização de seu time de colaboradoras, ao longo do mês de agosto, em todas as lojas do Grupo, Sede Administrativa e Centro de Distribuição.

A iniciativa contou com a parceria das equipes multidisciplinares do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), através do Projeto Valoriza Mulher e do Programa “Maria da Penha no Cotidiano”; com o objetivo de sensibilizar quase 200 colaboradoras sobre a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

As ações foram coordenadas pelas psicólogas do programa interno “Fribal Acolhe”, Juliane Veloso Baraúna e Larissa Silva e Silva, que organizaram os eventos e junto com as equipes do TJMA, criaram um espaço seguro para o diálogo e o aprendizado.

“O grande resultado dessas ações foi a conscientização de nossas colaboradoras, o que só foi possível graças à importante parceria com o time do TJMA”. Os profissionais do Tribunal de Justiça trouxeram uma abordagem legal e prática, esclarecendo dúvidas sobre a Lei Maria da Penha e procedimentos legais após denúncias de violência. Informação e conhecimento que gera maior empoderamento”, ressaltam as psicólogas da Fribal Larissa Silva e Silva e Juliane Veloso Baraúna.

A campanha não só aumentou a conscientização, mas também fortaleceu a rede de apoio dentro das unidades do Grupo Fribal, criando um legado de empoderamento e cuidado que transcende o mês de campanha. Além disso, foram distribuídos cartilhas, camisas e guias de apoio para garantir que as colaboradoras tenham acesso à ajuda especializada, se necessário.

“Juntos, estamos fortalecendo a rede de proteção e conscientização contra os diversos tipos de violências sofridos pelas mulheres e assim encorajando-as a pedir ajuda quando necessário” declaram as psicólogas do Grupo Fribal.