Com o tema “A Complexidade dos Cuidados Oncológicos e os Desafios para a Equipe de Enfermagem” o Hospital do Câncer Aldenora Bello mantido pela Fundação Antônio Dino realiza nos dias 5, 6 e 7 de maio a I Semana de Enfermagem Oncológica no auditório do COREN (Rua Carutapera, nº 3 – Jardim Renascença). Diante do trabalho de excelência prestado no Hospital do Câncer Aldenora Bello, viu-se a necessidade de compartilhar conhecimentos com demais profissionais de saúde, em especial com enfermeiros. Esse é o principal objetivo da I Semana de Enfermagem Oncológica.
Ressalta-se a gratidão aos parceiros, que de prontidão apoiaram e abraçaram a realização deste evento. Em especial: a Clínica Onconvida, Dra Danielle Maya, Dr Paulo Martins, Ferbraz – Comércio e representações, Dr Gutemberg, Radioscan, Laboratório Cedro, Zodiac, Maximus e Ortohospitalar.
A abertura será realizada nesta quinta-feira, 5 a partir das 14h com a presença de membros de grande relevância para a enfermagem e o combate ao câncer do Estado como Bruna Rafaella Carvalho Andrade, Gerente de Enfermagem HCAB e Mestranda em Enfermagem – UFMA, Antônio Dino Tavares, vice-presidente da Fundação Antonio Dino, Waldesio Vieira Moraes, Diretor Assistencial do Hospital de Câncer do Estado e Enfermeiro HCAB, Jose Carlos Costa Araújo Junior, Presidente do COREN Maranhão e Enfermeiro EBSERH.
Durante a I Semana de Enfermagem Oncológica serão discutidos temas como: ‘Cuidar e diagnosticar’, ‘Ações de enfermagem na detecção precoce do câncer’,’Diagnósticos de enfermagem identificados em pacientes oncológicos’, ‘Emergências Oncológicas entre outros.
Sobre o Hospital do Câncer Aldenora Bello
O Hospital do Câncer Aldenora Bello é o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no Estado do Maranhão, composto por equipes multiprofissionais que atuam em todas as áreas da oncologia. Possui 175 leitos de internação, divididos em enfermarias clínica, cirúrgica, pediatria, UTI e apartamento. Além disso, dispõe de um dos maiores centros de radioterapia do Norte e Nordeste, braquiterapia e ambulatório de quimioterapia, possui também um Serviço de Pronto Atendimento exclusivo para pacientes em atendimento oncológico.
Ao ano, o hospital realiza, em média, o diagnóstico de 3500 novos casos de câncer, o que representa mais de 50% do número de casos esperados para o Estado. Em 2021 foram realizadas 56.756 consultas, 6.933 cirurgias, 30.141 quimioterapias e 6.025 radioterapias.
O Hospital é mantido pela Fundação Antonio Dino, instituição filantrópica que mantém também uma Casa de Apoio para pacientes do interior do estado, além de trabalhos de promoção e educação em saúde.