27/05/2024

Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) lança campanha Maio Laranja

Nessa quinta-feira, 9 de maio às 10h, o Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) dará início à campanha Maio Laranja com uma série de eventos focados na conscientização e no combate à violência sexual, além da orientação de protocolos para o staff do hospital no atendimento às vítimas de violências. Essa é uma iniciativa da Diretoria Médica do HSE – HSLZ sob o comando da Dra. Sílvia Mochel e do Diretor Geral do HSE – HSLZ Plínio Valério Tuzzolo.

O evento com caráter educativo e de alinhamento interno será no auditório do hospital; e terá como convidados especiais Davi Veras, Defensor Público do Estado do Maranhão e Titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente e a 1ª Subdefensora Geral do Estado do Maranhão Cristiane Marques Mendes, Titular do Núcleo de Defesa da Mulher e População LGBTQIA+.

A campanha Maio Laranja, dedicada à conscientização e combate às violências sexuais, especialmente contra crianças e adolescentes, foi inspirada pela trágica história de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, menina de oito anos sequestrada, drogada e brutalmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória, Espírito Santo. O crime, que chocou o país pela brutalidade e pela impunidade dos envolvidos, hoje mobiliza esforços em diversas frentes para a prevenção desse tipo de violência. E tendo a data de 18 de maio sendo oficializada legalmente desde o ano de 2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes.

No Maranhão, os números são alarmantes e reforçam a necessidade de iniciativas como o Maio Laranja no HSE / HSLZ. Estatísticas recentes indicam um aumento preocupante nos casos de violência sexual, especialmente contra menores de idade. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), só no último ano, foram registrados centenas de casos de violências sexuais no estado, muitos dos quais envolvem vítimas menores de 18 anos.

Durante o evento, serão abordados os protocolos de atendimento às vítimas de violências, com ênfase especial na abordagem a crianças e adolescentes. As palestras visam não apenas a capacitar os profissionais de saúde para lidar com essas situações delicadas, mas também a reforçar a rede de proteção a esses jovens, dentro e fora do ambiente hospitalar.

Além disso, o Defensor Público Davi Veras vai falar sobre “Violência contra Crianças e Adolescentes”; enquanto a 1ª Subdefensora Geral do Estado Cristiane Marques Mendes abordará o tema Orientações Jurídicas para atendimentos de casos de violências contra crianças e mulheres, proporcionando aos participantes conhecimentos fundamentais sobre os direitos das vítimas e as responsabilidades legais dos profissionais envolvidos nesses casos.

“A campanha Maio Laranja é um chamado à ação para todos os setores da sociedade, e o Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) está na linha de frente dessa luta, buscando não só tratar as vítimas, mas também prevenir que tais crimes aconteçam, garantindo um futuro mais seguro para as próximas gerações” declarou o Diretor Geral do HSE – HSLZ Plínio Tuzzolo.