As inscrições para participação como expositor nos espaços da 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf) já estão abertas e seguem até o dia 6 de julho. A Femaf é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e já faz parte do calendário anual de eventos do Maranhão, destacando o potencial da agricultura familiar na geração de economia e renda, sustentabilidade, valorização da biodiversidade e diversidade cultural.
A terceira edição da Femaf acontecerá de 25 a 28 de novembro, na Lagoa da Jansen, em São Luís, com o lema “Da Roça à Mesa: Mais Comida, Menos Fome”. O evento promoverá o fortalecimento da agricultura familiar, dos assentados da reforma agrária e dos povos e comunidades tradicionais, por meio da divulgação de inovações tecnológicas desenvolvidas por agricultores familiares, além da exibição das riquezas e potencialidades dos territórios.
“Estamos empolgados com mais uma edição da Femaf, um evento que já é um sucesso e que cresce e se fortalece a cada ano. Neste ano, teremos ainda a união com a Fenafes, o que ampliará a visibilidade da agricultura familiar da região Nordeste. Já estamos nos preparando para esse grande encontro de sabores e diversidade que só a agricultura familiar é capaz de proporcionar. Então, garanta já sua inscrição no novo edital”, destacou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.
A Femaf oferecerá ao público capacitação técnica, exposição e comercialização de produtos do campo, prestação de serviços por parte do poder público, apresentações culturais e shows musicais, incentivando a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção.
Os interessados em participar da 3ª Femaf podem se inscrever no site www.saf.ma.gov.br, preenchendo o formulário disponível, conforme os requisitos estabelecidos no edital.
Confira abaixo os espaços disponíveis para inscrição:
– Espaço Institucional: Stands destinados a empresas, órgãos públicos, entidades e demais parceiros que desejam divulgar políticas, ações, programas e iniciativas voltados ao fortalecimento da agricultura familiar.
– Espaço Tecnológico: Stands ou áreas livres destinados a entidades, empresas e universidades que desejam expor veículos, máquinas, equipamentos, inovações e tecnologias que potencializem os resultados da agricultura familiar.
– Espaço do Conhecimento: Salas e auditórios destinados à difusão do conhecimento científico e dos saberes tradicionais. As atividades podem incluir minicursos, oficinas, palestras, lançamentos de livros e painéis.
– Espaço da Cidadania: Área destinada à prestação de serviços à comunidade, ofertados por órgãos públicos e entidades do terceiro setor.
– Espaço Cultural: Palco interno da Femaf onde artistas poderão apresentar seus trabalhos por meio de diversas expressões artísticas (fotografia, poesia, música, dança, artes plásticas etc.). As apresentações serão sem ônus para a SAF e selecionadas mediante curadoria e disponibilidade de horários.
– Espaço de Comercialização da Agricultura Familiar: Stands ou barracas destinados à comercialização e/ou exposição de diversos produtos de empreendimentos da agricultura familiar.
– Espaço da Gastronomia: Stands ou tendas para comercialização de alimentos e bebidas no local, por empreendimentos que promovem a causa da agricultura familiar.
– Espaço do Artesão: Stands ou barracas dedicados à diversidade produtiva e sustentável, voltados à comercialização dos produtos artesanais.
Mais detalhes sobre o processo de credenciamento, prazos e requisitos para participação na 3ª Femaf estão disponíveis no edital, no site www.saf.ma.gov.br.
