De 2 a 6 de setembro (quarta-feira a domingo da semana que vem) o site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) é palco para nova série do Festival Arte como Respiro – Edição Cênicas, com apresentações de mais 16 espetáculos contemplados no edital de emergência.
No último dia, 6, o maranhense Grupo Xama Teatro apresenta o espetáculo A carroça é nossa, uma criação coletiva, originária de 2005. O texto atual, escrito em 2012, após oito anos de experimentação com roteiros improvisados, foi organizado a partir das etapas de apresentação das toadas do bumba meu boi, no Maranhão. Nessa obra teatral, quatro personagens, Pedoca (Lauande Aires), Cecé (Renata Figueiredo), Toinha (Gisele Vasconcelos) e Joaninha (Cris Campos), partem em uma jornada em busca do animal para puxar uma carroça mágica até os seus sonhos. Durante a busca, percebem que precisam desvendar um enigma.
O Festival Arte como Respiro traz dança (do breaking e maracatu ao vogue), teatro (com Shakespeare encenado em prédio vazio e adaptação de Anton Tchekhov), performance (crítica às mortes da população negra) e apresentações infantis, que vão desde registros de apresentações feitos antes da pandemia até espetáculos montados já no isolamento social.
