Os secretários de Estado de Cultura, Luis Bulcão, e de Comunicação Social, Sérgio Macedo, receberam do artista plástico e carnavalesco Joãosinho Trinta o Projeto “Cortejo e Celebração”, um espetáculo a ser apresentado, na Passarela do Samba, no Anel Viário, no dia 8 de setembro de 2012, em comemoração aos 400 anos de fundação da cidade de São Luís. Os crocris, apresentados aos secretários nesta terça-feira (27), no Palácio dos Leões, serão levados para apreciação da governadora Roseana Sarney.
Joãosinho Trinta adiantou que o espetáculo “Cortejo e Celebração” será um desfile da trajetória histórica de São Luís, desde a chegada dos franceses até os dias atuais. Este espetáculo, segundo o carnavalesco, terá a participação de cerca de 5 mil componentes.
Grandes carros alegóricos, orquestra sinfônica, uma bateria composta por 250 ritmistas, queima de fogos de artifício, fantasias, blocos tradicionais, tribos de índios, escolas de samba, passistas, os artistas maranhenses mostrarão ao público – divididos em setores – as heranças culturais francesas, portuguesas, holandesas e africanas. Será um show de duas horas de duração que deverá ter apoio de mais de 25 empresas.
“Vamos fazer um espetáculo grandioso em que poderemos apresentar o Maranhão para o mundo. Ritmos diferentes que se unem num show em que ninguém no planeta assistiu”, afirmou Joãosinho Trinta.
O carnavalesco acrescentou que “Cortejo e Celebração” terá como convidados personalidades e autoridades nacionais e internacionais, incluindo nomes da França, Portugal e África. Há ainda a possibilidade da festa comemorativa dos 400 anos de fundação de São Luís ser transmitida por emissora de televisão brasileira para mais de 200 países.
“Como não poderia ser diferente, mais um grande projeto da genialidade de Joãosinho Trinta. Vamos estudar este sonho, um grande presente para a governadora Roseana. Vamos analisar e ver as possibilidades para que se torne realidade”, declarou o secretário de Cultura, Luís Henrique Bulcão.