A redação do YAHOO Esportes divulgou nomes de boleiros que fizeram história como polêmicos.Na lista estão Renato Gaucho, Serginho Chulapa,Marcelinho, Leão, Beijoca,Carlos Alberto, Luís Fabiano, Kléber, Edilson, Paulo Nunes, Romário, os goleiros Felipe,Fábio Costa, Danrlei e Ronaldo. Confira:
Almir– Conhecido como Almir Pernambuquinho, o atleta protagonizou algumas das maiores polêmicas do futebol de sua época. Uma das mais famosas se tornou uma verdadeira batalha campal entre os jogadores do Brasil e do Uruguai em partida realizada em 1959.
Beijoca – Jorge Augusto Ferreira de Aragão entrou para a história do futebol com o apelido de Beijoca e é considerado um dos maiores personagens do Bahia. Fora de campo era conhecido por sua vida noturna agitada, mas dentro de campo sempre deu conta do recado.
Felipe – O goleiro do Flamengo teve passagem destacada pelo Corinthians, mas forçou uma transferência para o futebol europeu e chegou a bater boca em cadeia nacional de televisão com o presidente do clube. Na europa, teve passagem pífia pelo Braga e ainda foi acusado de agredir sua esposa Leticia Carlos (que ficou famosa por namorar Richarlyson quando ele atuava pelo São Paulo).
Carlos Alberto – De uma das maiores promessas do futebol brasileiro quando atuava sob o comando de José Mourinho (campeão da Liga dos Campeões), Carlos Alberto passou a jogador problema. Teve passagens por muitos times brasileiros e sempre se envolveu em encrenca.
Danrlei – Ídolo do grêmio, Danrlei sempre se envolveu em polêmicas em brigas com adversários. O temperamento forte e ‘peleador’ o tornou um dos maiores goleiros da história do clube gaúcho.
Edilson – O Capetinha era mesmo um atacante endiabrado. Com faro de gol raro e lingua afiada ele sempre se notabilizou por provocar rivais e se envolver em polêmicas em campo. Um dos casos mais famosos ocorreu na final do Paulista contra o Palmeiras, quando fez embaixadinhas quando o Timão estava em vantagem no placar e provocou uma briga generalizada.
Edmundo – Apelidado como Animal quando era jogador, Edmundo se meteu em muita confusão dentro e fora de campo. Tanto que teve sua prisão decretada em recentemente por um acidente de trânsito que resultou na morte de três jovens em 1995. Ele atualmente responde o processo em liberdade. Explosivo dentro de campo, Edmundo se tornou um comentarista ponderado com opiniões acertadas da Rede Bandeirantes.
Fábio Costa – Brigas com companheiros de time no vestiário e intimidação com atletas mais jovens. Esses são dois exemplos de comportamento controverso do goleiro que teve seu melhor momento no Santos, apesar de chegar a ser campeão brasileiro pelo Corinthians.
Jobson – Flagrado por doping de cocaina, o talentoso atacante se internou em uma clinica de recuperação e oscilou entre grandes atuações e polêmicas seja no Botafogo, no Galo e no Bahia.
Kleber – O polêmico e talentoso atleta do Verdão sempre foi um daqueles atacantes indigestos para qualquer zagueiro. Contudo, o atacante costuma se meter em encrenca também fora de campo como quando participou de uma pelada da Mancha Verde quando estava machucado e defendia o Cruzeiro. Tempos depois de sua volta ao Palmeiras foi divulgada uma ficha de inscrição do atleta quando jovem na Gaviões da Fiel, organizada do Corinthians, o maior rival do Palmeiras. ATualmente ele está afastado no Verdão por ter entrado em atrito com Felipão.
Leão – Um grande e polêmico goleiro. Nos tempos de atleta, Leão sempre foi conhecido como genioso e arrogante. Quando participou da Democracia Corintiana (movimento esportivo de cunho político critico a Ditadura Militar que na prática dava o mesmo peso para opiniões de atletas e funcionários do clube e, que entre outras coisas aboliu a concentração) ele sempre se manteve alheio aos preceitos pregados pelo time. Como técnico colecionou uma série de inimigos por onde passou. Atualmente mais calmo, Leão comanda o São Paulo.
Luis Fabiano – O ídolo do Tricolor atualmente vive uma fase tranquila. No começo da carreira ele colecionou expulsões e era conhecido por seu temperamento explosivo.
Paulo Nunes – O atacante marcou época no Grêmio e no Palmeiras onde usou mascaras orientais da tiazinha, pintou o cabelo de verde e protagonizou uma briga generalizada com Edilson, do Corinthians, na final do Paulistão.
Renato Gaúcho – De gênio forte e com fama de mulherengo, Renato Gaúcho sempre se envolveu em polêmicas, seja no Rio Grande do Sul ou no Rio de Janeiro, estado em que se consgragou.
Romário – Marrento, oportunista e linguarudo. Romário sempre foi assim, mas a genialidade dentro de campo sempre se sobrepôs a tantas polêmicas. Em um dos casos mais famosos, o baixinho agrediu um torcedor que levou galinhas ao treinamento quando estava no Fluminense.
Ronaldo Goleiro – Ronaldo Giovanelli marcou época no Corinthians. Sempre foi um jogador torcedor, mas era aquele torcedor corneta e, portanto, sempre cobrou os companheiros de time. Um dos recordistas em jogos pelo Timão, o goleiro é reverenciado até hoje pela Fiel.
Serginho Chulapa – Um dos mais polêmicos atletas de seu tempo, Serginho sempre se notabilizou por sua personalidade forte. Tanto que quando deixou os campos para se tornar treinador continuou se envolvendo em casos controversos. Um deles é foi quando, então no comando do Santos, ele deu uma cabeçada no repórter Gilvan Ribeiro, do Diário Popular de São Paulo.
Marcelinho Carioca – Ídolo do Corinthians, o atacante sempre se envolveu em polêmicas com companheiros de time e com treinados. Tanto, que acabou até batendo boca com Vanderlei Luxemburgo em plena cadeia nacional de televisão.
Valber – Sempre talentoso, o atleta foi peça fundamental no São Paulo de Telê Santana. No entanto, sempre teve fama de bad boy por onde passou e entre outras coisas chegou a ser cortado da seleção brasileira por ter fugido da concentração.
Viola – O atacante começou a carreira no Corinthians e desde cedi se notabilizou por provocações aos times rivais. Tempos depois se transferiu para o Palmeiras e seguiu tendo o mesmo comportamento.