20/05/2024

JTV UFMA comemora 3 anos de estreia

O primeiro telejornal diário ao vivo da TV UFMA e pioneiro no estado em recurso de acessibilidade consagra-se em um cenário de convergência midiática.

O JTV UFMA completa, nesta sexta-feira (26), três anos no ar e tem muitos motivos para comemorar. Ao longo desse período, tornou-se o primeiro telejornal do Maranhão a ter intérprete de Libras e ganhou destaque nas redes sociais, tornando-se o campeão da emissora em visualizações no YouTube e Instagram, além de receber várias premiações. O jornal foi destaque na categoria formato no Fórum Nacional da Associação Brasileira de Televisões Universitárias (ABTU), em 2023.

Com uma proposta inovadora, o JTV UFMA agrega conteúdos pensados para o cenário de convergência midiática, com notícias e quadros de prestação de serviço, pesquisa científica, opinião, cultura e entrevistas. Para a Diretora-geral da TV UFMA, Cecília Leite, criadora do formato do telejornal, essas conquistas refletem o compromisso da emissora com a qualidade de sua programação. “O sucesso do JTV UFMA é fruto do seu caráter inovador e do trabalho de uma equipe coesa e comprometida com o jornalismo de qualidade. Mais que informar, o nosso telejornal quer contribuir com a formação das pessoas”, afirma.

Apresentado pela jornalista Ana Tereza Viegas, o JTV UFMA mantém, ao longo desses anos, seu compromisso com o público, primando pela cuidadosa apuração das informações, pelo esmero na produção e na prestação de serviços, apostando em conteúdos mais elaborados, com foco na ciência, na valorização das identidades regionais e na interação com a comunidade.

Para 2024, o JTV UFMA, que o telespectador já conhece e acompanha diariamente às 12h30, seja no canal aberto, ao vivo no site da emissora e nas redes sociais, traz novidades, buscando ser cada vez mais dinâmico e criativo. Com novo visual, novas vinhetas e quadros inéditos, o telejornal traz agora o Sala Cultural, em que a jornalista Luísa Rabelo recebe artistas e músicos para um bate-papo descontraído. E o #Fica a Dica, a agenda cultural de toda sexta, ganha a juventude e o carisma de Joyna Oliveira e Júlia Furtado, que se revezam na apresentação do quadro, trazendo mais leveza e engajamento com o público, além da exibição de videoclipes de artistas locais para encerrar o jornal.

A coordenadora do Núcleo de Jornalismo da TV UFMA, a jornalista e apresentadora Anne Glauce, ressalta que o JTV UFMA é importante dentro da programação da TV, porque além de fazer a ligação da Universidade à comunidade, as notícias veiculadas são pautadas no interesse público. “Falamos diariamente sobre ciência, cultura e também destacamos o factual. Nosso diferencial é a forma com que tratamos a notícia. Aqui os assuntos são mais trabalhados, as entrevistas mais longas, sem falar que somos o único telejornal no Maranhão a ter tradução simultânea em Libras”, frisa a coordenadora.