Além da concha acústica e do prédio do memorial a Maria Aragão, a praça projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer conta com uma pequena lanchonete. Sem vigilância, o espaço vem sendo depredado e saqueado e hoje é o retrato do abandono.
Tomadas por muita ferrugem, as grades da lanchonete foram quebradas facilitando o acesso de qualquer pessoa ao espaço. Vândalos picharam e rabiscaram as paredes do recinto, além de saquear lâmpadas e depredar fiações da rede elétrica. O local também está tomado por fezes e urina, que exalam um forte odor.
Além da preocupação pela obra de Niemeyer estar se deteriorando, fica também a preocupação com a realização do arraial na praça. A programação do evento ainda não foi divulgada, mas deve seguir a programação do São João de Todos, do Governo do Estado, que vai de 17 a 29 de junho. Assim, resta pouco tempo para recuperar o espaço antes que as festividades comecem na praça e o público não seja prejudicado pelas condições em que a lanchonete se encontra.
Sobre a situação, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) informou, em nota, que a Praça Maria Aragão não tem lanchonete e que a montagem da estrutura do arraial teve início no dia 06 de junho, será finalizada na sexta-feira, 17, e contará com fiscalização da vigilância sanitária, blitz urbana e agentes da SEMMAM. A programação de abertura será no sábado (18), às 19h. A Secult informou ainda que a demanda já foi repassada para o Comitê de Limpeza Urbana da Capital para providenciar a limpeza do local.
A Prefeitura realiza o São João em parceria com o Governo do Estado. A programação geral é realizada em diversos pontos da cidade e estará disponível no hotsite: http://www.ma.gov.br/saojoao2016/.l