14/04/2024

Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023

Gigantes da Música Brasileira Instrumental reúnem-se em São Luís para participar da programação do Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023, que terá abertura no próximo dia 01 de agosto, terça-feira, às 19h, no Teatro da Cidade (Rua do Egito – Centro). Depois os shows ocorrerão no palco do Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol – Centro) nos dias 02, 03 e 04 de agosto.

A programação é gratuita, o público terá acesso aos shows mediante a troca de ingressos na bilheteria por 1kg de alimento não-perecível, com antecedência, a entrada é sujeita à lotação de cada espaço.

Além dos shows, haverá oferta de oficinas para jovens, estudantes de Música, dia 29 de julho, no Parque Botânico da Vale; dia 31 de julho será na Escola de Música “Lilah Lisboa” do Maranhão – EMEM e dia 03 de agosto acontecerá na Escola de Música Bom Menino. As oficinas serão ministradas por instrumentistas maranhenses e convidados nacionais.

Este é o sétimo ano de realização do Palco Mundo, uma vertente do já consagrado Lençóis Jazz & Blues Festival, que acontece em circuito na capital e em Barreirinhas (MA); neste ano, terá sua 15ª edição. Ambos têm vistas a formação de plateia e a difusão da arte, em especial, a Música Brasileira Instrumental. E inclui o Maranhão na rota dos maiores e mais tradicionais festivais do país, atraindo turistas e movimentando a cadeia produtiva da Economia da Cultura no Estado.

O Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023 recebe patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Tutuca Viana Produções. Na abertura, terá o apoio da Prefeitura de São Luís.

ABERTURA – O Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023 realiza três grandes shows durante abertura no Teatro da Cidade – Rua do Egito (Centro). Começa 19h, com o baterista, percussionista, produtor e pesquisador de ritmos e culturas regionais além dos ritmos africanos e afro-cubanos, Fofo Black.

O artista ludovicense completa 22 anos de carreira, com vasta experiência, acompanhando grandes nomes como Alcione, Zeca Baleiro e Arismar Espírito Santo. Ao lado do veterano Robertinho Silva e Júlio Diniz, vai lançar, em breve, o EP Percussão Melódica. Fofo Black, paralelo ao seu trabalho solo, integra a banda Pife Muderno. Neste show, Fofo Black estará no palco com um quarteto de músicos: Rui Mário (teclado e acordeon), Carlos Raqueth (contrabaixo), Sarah Byancci (saxofone) e Lis Vanelli (vocal).

Às 20h, o duo Mestrinho e Cainã Cavalcante entra em cena para um show espetacular. Um sergipano e um cearense que se encontraram em São Paulo e encabeçam um movimento de músicos nordestinos, contemporâneos, com sede de Mundo. Músicas autorais e clássicos de Gilberto Gil, Fagner e Hamilton de Holanda entre outros expoentes terão releituras com a virtuose artística do duo embalando a plateia em puro encantamento.

No Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo, Torcuato Mariano Quarteto apresentará um show de jazz rock celebrando seus 40 anos de carreira e em homenagem ao célebre guitarrista Jeff Beck. Ele é um dos artistas brasileiros de música instrumental mais acessados nas redes digitais. Muitos solos de guitarra emblemáticos, do Rock dos anos 80, tinham autoria de Torcuato como o da música Revanche, do Lobão. E ele foi um divisor de águas na trajetória artística de Flávio Venturini.

PROGRAMAÇÃO – Os shows dos dias 02, 03 e 04 de agosto irão ocorrer no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol – Centro), de forma gratuita. Serão três espetáculos por noite.

Na quarta-feira, 02, teremos Henrique Duailibe Trio começando a programação às 19h. O instrumentista Henrique Duailibe que completa 40 anos de carreira, estará no palco junto aos músicos Renato Serra (teclados) e Ronald Nascimento (bateria). Henrique Duailibe reinventou-se musicalmente, e neste show vai apresentar um repertório que reflete sua caminhada, marcada por inspirações e superações.

O segundo show da noite é “Pro Tião”, título do novo projeto do Maestro e pianista Gilson Peranzzetta e do violonista Marcel Powell, em homenagem a Sebastião Tapajós. A arte dos dois grandes instrumentistas imprime a já conhecida formação de duo, dimensão nova e surpreendente, pois eles fogem dos sotaques já conhecidos e formulam uma sonoridade peculiar na qual estão contidos os sedimentos culturais do Brasil, retratados na diversidade de seus ritmos e gêneros musicais. A saber, Marcel Powell nasceu em Paris, é filho de um dos ícones da música brasileira, Baden Powell, mestre do violão de quem herdou seu talento artístico.

Depois será a vez de Amaro Freitas Trio. Um dos principais nomes da cena atual do jazz, Amaro Freitas, é capaz de apresentar melodias marcantes a grooves mântricos, temas que trazem um importante aceno à diáspora africana. Para tanto, ele conta com  Jean Elton ( Contrabaixo ) e Rodrigo “Digão” Braz ( Bateria ), e juntos formam o Amaro Freitas Trio.

No dia 03 de agosto, quinta-feira, outro grande músico maranhense abre a noite de apresentações. O diretor musical, produtor e violonista Arlindo Pipiu estará no palco, acompanhado de Sexteto, com um emaranhado de canções que habitam seus 40 anos dedicados à Música.

Radicada em São Paulo (SP), a jovem cantora maranhense Lucille Berce virá em São Luís (MA), especialmente, para este show no Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo. Ela já circulou por vários festivais no país, e traz no repertório uma mescla de texturas musicais em uma roupagem voltada ao jazz, mas não se restringindo apenas a ele, passeando também pelo samba, choro, e música regional.

O contrabaixista, arranjador e compositor mineiro Dudu Lima finaliza a segunda noite de espetáculos. O Trio (Dudu Lima, Caetano Brasil, Leandro Scio) recebe no palco, nada mais, nada menos, que o multi-instrumentista “escultor do vento” Carlos Malta. Dudu Lima já tem mais de 21 álbuns lançados, ao longo de 35 de carreira. Reconhecido por muitos artistas consagrados, Dudu é uma das referências brasileiras no mercado internacional, principalmente, nos Estados Unidos, Suíça, Portugal, Itália, Bélgica e República Tcheca.

O Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo finaliza no dia 04 de agosto, sexta-feira, no TAA. O primeiro show da noite será com o Duo Nivaldo Ornelas e Kiko Continentino.

Nivaldo Ornelas é saxofonista, flautista, compositor e arranjador. Foi um dos fundadores do Berimbau Jazz Clube, ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 60. Logo depois, participou do Clube da Esquina, assinando os solos dos principais álbuns de Milton Nascimento e Toninho Horta. Transitando bem entre o popular e erudito, Ornelas é premiadíssimo, autor de mais de 200 obras, entre composições para orquestras de câmara e sinfônica, música popular, trilhas para cinema, teatro e balé. Kiko Continentino é pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical; belorizontino radicado em Niterói (RJ). Faz parte do legendário AZYMUTH desde 2015, ocupando a vaga deixada por José Roberto Bertrami. Kiko toca desde 1995 com o cantor Milton Nascimento (seu parceiro em três canções), com quem gravou vários CDs e DVDs, contribuindo com diversos arranjos e parcerias. Seu nome está associado a uma constelação mundial de artistas, com os quais realizou gravações, concertos, workshops, festivais, oficinas, shows, eventos institucionais e projetos em mil direções, ao redor do planeta.

Após esse show magnífico, a plateia vai se deparar com emoção em canto de Isaac Cândido, que se debruça sobre os grandes sucessos de Fagner, lançados de 1973 a 1982, apresentando no repertório músicas de Beleza (1979), Eternas Ondas (1980), Traduzir-se (1981) entre outros discos da época.

O encerramento do Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023 acontece com o  show “Homenagem a Milton Nascimento” de Toninho Horta, junto aos músicos, Juarez Moreira (violão), Beto Lopes (contrabaixo) e Cyrano Teixeira (bateria e percussão). Toninho Horta tem uma vasta biografia; é considerado um dos maiores guitarristas do mundo, e um dos ícones do movimento musical mineiro, Clube da Esquina.

Faz parte da missão do Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo garantir acesso às pessoas com deficiência, durante toda a programação; desta forma, cumpriremos as orientações da Lei n° 13.145, para proporcionar uma excelente experiência a todos, com segurança e conforto. Teremos, portanto, uma equipe de apoio no receptivo, espaço para cadeirantes e banheiros adaptados e tradução em Libras.

O Lençóis Jazz & Blues Festival já é uma marca consolidada de realização que oferta entretenimento de qualidade; acesso aos diversos bens culturais que objetiva formação de novas plateias e possibilita o intercâmbio musical entre artistas locais, nacionais e internacionais.

Imperdível!

SERVIÇO:

Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023

Abertura: Dia 01 de agosto de 2023, no Teatro da Cidade – Rua do Egito (Centro Histórico).

Shows: Dias 02, 03 e 04 de agosto de 2023, no Teatro Arthur Azevedo – Rua do Sol  (Centro Histórico).

Entrada gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível. Troca com mínimo de 1h de antecedência no local dos shows.

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Realização: Tutuca Viana Produções.

Mais informações: @lencoisfestival.

PROGRAMAÇÃO PALCO MUNDO 2023

Dias 01 a 04 de Agosto 2023

Locais: Teatro da Cidade/Teatro Arthur Azevedo – Centro Histórico

Shows gratuitos.

DIA 01 DE AGOSTO DE 2023 – ABERTURA

Local: Teatro da Cidade – Centro Histórico

19h – Fofo Black Jazz Brazuka

20h – Mestrinho e Cainã Cavalcante

21h15 – Torcuato Mariano Quarteto

DIA 02 DE AGOSTO DE 2023

Local: Teatro Arthur Azevedo – Centro Histórico

19h – Henrique Duailibe Trio

20h – Gilson Peranzzetta e Marcel Powell

21h15 – Amaro Freitas Trio

DIA 03 DE AGOSTO DE 2023

Local: Teatro Arthur Azevedo – Centro Histórico

19h – Arlindo Pipiu Sexteto

20h – Lucille Berce

21h15 – Dudu Lima convida Carlos Malta

DIA 04 DE AGOSTO DE 2023

Local: Teatro Arthur Azevedo – Centro Histórico

19h – Duo Nivaldo Ornelas e Kiko Continentino

20h – Isaac Cândido Canta Fagner

21h15 – Toninho Horta faz homenagem a Milton Nascimento (convidados Juarez Moreira, Beto Lopes e Cyrano Teixeira)

OFICINAS: A Oficina “Dezoito instrumentos”, com Clayber Rocha e Maíra Alves, vai ocorrer dia 29 de julho, de 9h às 11h da manhã, no Parque Botânico da VALE. Clayber Rocha é músico maranhense multi-instrumentista, arranjador e produtor.  Maíra Alves é Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Pós-Graduanda em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Multivix. A oficina é direcionada aos alunos de escola pública (crianças, adolescentes e jovens) da área Itaqui/Bacanga e comunidade. As inscrições podem ser feitas através do telefone 98 3272-7702.

“Guitarra contemporânea” é uma oficina voltada a alunos de violão e guitarra, ministrada por Torcuato Mariano, a ser realizada dia 31 de julho, segunda-feira, de 9h às 11h da manhã, na Escola de Música do Estado do Maranhão – EMEM (Centro Histórico).

E a oficina “Esculpindo o Vento” é um passeio pelos ritmos brasileiros, com Carlos Malta  propondo arranjos inusitados aos alunos. Vai acontecer dia 03 de agosto, quinta-feira, das 9h às 11h da manhã, com alunos dos núcleos de sopro na Escola de Música Bom Menino. Mais informações sobre as oficinas podem ser adquiridas através do WhatsApp 98 98722 5541.