
O jornalista e escritor maranhense, Nonato Reis, lança hoje, às 19h, na Livraria Amei (São Luís Shopping), o romance “Lipe e Juliana”, que assinala a estreia do autor neste gênero literário. Lipe e Juliana um romance peculiar sob vários aspectos. Um deles é o de ter sido escrito, capítulo a capítulo, dentro das redes sociais.
À semelhança de um folhetim, o autor escrevia os textos e os publicava imediatamente em seu perfil no Facebook, o que permitiu o acompanhamento dos leitores em tempo real e até que eles interagissem com a história, influenciando de certa maneira o perfil e a trajetória dos protagonistas no desenvolvimento da trama.
O livro conta a história de amor de dois estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ocorrida no início dos anos 1980. O romance nasce e se desenvolve basicamente em sala de aula, por meio da troca de bilhetes, que no início versam sobre temas e coisas banais, como algum detalhe na maneira de vestir de um colega ou de um professor, e conteúdo didático. As abstrações evoluem para questões de cunho existencial até redundar na explosão de um amor sublime e verdadeiro.
A história é também marcada pela diferença de maturidade entre os protagonistas. Lipe é um jovem típico da zona rural, pobre, inseguro, vítima de preconceito social e ainda preso a valores tradicionais. Juliana é senhora de si, rica e linda. Apesar do descompasso de ideias e atitudes, a jovem acaba por se envolver com o rapaz, por ver nele um talento para as letras e um ser humano digno, de uma sensibilidade aguda.
Afora esses ingredientes, o livro atrai o leitor pela trama psicológica, concebida na forma de um triângulo amoroso com Filósofo, amigo inseparável dos protagonistas, que parece nunca se concretizar, apesar dos ensaios de infidelidade que permeiam os capítulos, especialmente no texto anterior ao Epílogo
Outro ingrediente importante do romance é o ritmo narrativo, que lembra o de uma grande reportagem jornalística: ágil, conciso, objetivo, o que induz a manter a leitura do livro até a última página. Cada capítulo, escrito em três ou quatro páginas, cinco no máximo, é como se encerrasse uma ideia, ou uma pequena história dentro de outra maior
Sobre o Autor
Nonato Reis é natural de Ibacazinho, um lugarejo às margens do rio Maracu, no município de Viana/MA. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão e trabalhou nos principais jornais de São Luís. Foi correspondente freelancer da Folha de S. Paulo no ano de 1992 e foi vencedor de um Prêmio BEM de Jornalismo. De 2011 a 2017 atuou como articulista do Jornal Pequeno, escrevendo uma coluna dominical sobre política e literatura. Além de “Lipe e Juliana”, tem ainda prontos para publicação mais quatro livros – três de crônicas, sendo um de realismo fantástico, outro de memórias como repórter de jornal e outro de política – e um de poesia. O autor tem mais de 3 mil poemas publicados nas redes sociais.
Serviço
Lançamento
Livro Lipe e Juliana
Quando
Hoje, às 19h
Onde
Livraria Amei (São Luís Shopping)
Preço
R$40,00