
Mais de 400 artistas e grupos prometem animar os festejos do São João de Todos 2019, que neste ano acontece de 19 a 30 de junho nos arraiais oficiais do Ipem, Nauro Machado e Praça Maria Aragão, em São Luís. Também haverá apoio aos arraiais de bairros na capital e programação oficial em Imperatriz.
Além dos tradicionais grupos de Bumba Meu Boi e das manifestações próprias da cultura regional, este ano o edital de credenciamento das atrações artísticas incluiu novas categorias: o cordel, o repente e as artes cênicas. A ideia do edital 2019 foi ampliar a diversidade do São João maranhense.
Para a atriz, diretora, professora de teatro e militante cultural Dayana Roberta, a novidade é uma vitória da classe artística e representa a “integralidade das linguagens artísticas no São João”.
A artista avalia que essa aproximação entre as expressões incorpora o que “nós temos de melhor” em um evento considerado por muitos como uma espécie de “cartão-postal do Maranhão”.
A pesquisadora lembra que o auto do Bumba Meu Boi por si só agrega gêneros artísticos distintos, como a dança e a performatividade teatral.
