19/04/2024
Sem categoria

LUIS FABIANO (SÃO PAULO) E ADRIANO (CORINTIANS). – QUANDO OS MESMOS VÃO ENTRAR EM CAMPO ?

Revista EXAME

Luis Fabiano x Adriano: quem traz mais valor para o seu clube?
São Paulo e Corinthians apresentam seus reforços de nível internacional na mesma semana e dão largada a uma disputa para ver quem fatura mais com a imagem do seu craque

Adriano e Luis Fabiano: jogadores entram para reforçar futebol e marketing de Corinthians e São Paulo
São Paulo – A mais nova aquisição do São Paulo Futebol Clube será apresentada hoje (29), às 17h, no Morumbi. Vindo do espanhol Sevilla, Luis Fabiano jogará pelo Tricolor por quatro anos, em uma contratação que custou cerca de 17 milhões de reais aos bolsos do clube.
Ao mesmo tempo, o Corinthians arma a festa para apresentar Adriano. O novo atacante chega ao clube para preencher a lacuna deixada pela aposentadoria de Ronaldo, que inclusive, influenciou na decisão do jogador de assinar com o Corinthians.

São dois nomes de inegável peso no mundo do futebol. Mas qual a contribuição que cada um deles pode trazer em termos de visibilidade e receita para seus respectivos clubes?

Do ponto de vista da performance em campo, Adriano é uma aposta de risco. Isso fica claro no contrato assinado pelo camisa 10 com o Corinthians, que traz diversas cláusulas que dão ao clube o direito de rescindir unilateralmente o contrato, sem pagamento de multas, em caso de faltas aos treinos ou atos de indisciplina.

Figura polêmica no futebol e na vida pessoal, Adriano vai trilhando um caminho parecido com o de Ronaldo, o Fenômeno. Embora com dramas diferentes, ambos os jogadores foram rejeitados pelo Flamengo, para depois fecharem com o Corinthians. E mais do que isso, assim como Ronaldo, Adriano faz parte da estratégia de marketing do Timão para manter o clube nos holofotes. Adriano terá registrado em carteira um salário de 300 mil reais mensais, mas que pode chegar a 500 mil se entrarem na conta os direitos de imagem que podem ser explorados pelo marketing do Corinthians.

“Para o patrocinador, o que interessa é visibilidade, explica Marcos Cortez Campomar, coordenador do ProMark – Programa de Marketing e Serviços da FEA/USP. “E ele é um jogador polêmico, mas que traz muita visibilidade. É um risco para o Corinthians, mas ao mesmo tempo, vale a pena arriscar porque já se sabe dos problemas que o Adriano teve no Rio, e mesmo assim, ele pode trazer dinheiro e prestígio ao clube. Se ele conseguir, se tornará um herói.”

A aposta do São Paulo em Luis Fabiano também é alta: trata-se da maior contratação da história do clube. O jogador deixa a Europa após cinco anos para ser o novo camisa 9 do time e receber, somando salário e ações de marketing, mais de 600 mil reais mensais.

A apresentação pública do “Fabuloso”, marcada para hoje no Morumbi, terá direito a portões abertos. Para reforçar a festa, o evento terá a presença de Rogério Ceni, que marcou seu 100º gol no último domingo (27), justamente contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista de Futebol.

Trazer Luis Fabiano para o Brasil e sustentar o esforço financeiro da contratação exigiu do tricolor um planejamento de marketing que passa por novos planos para sócio-torcedores, novos produtos para o jogador e cotas de investimento no mercado publicitário que variam entre R$ 250 mil e R$ 3 milhões. Quem comprar, terá o direito de explorar a imagem do craque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.