25/01/2025

Lula critica Bolsonaro ao tomar posse no Congresso: “Discurso de ódio”

Diante de um plenário lotado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, no Congresso Nacional, o primeiro discurso como chefe da nação. Pela terceira vez na história, o líder petista fez o juramento de cumprir a Constituição como titular do cargo mais alto da República. Após breve e protocolar pronunciamento do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Lula apontou para a classe política e para o país o rumo que pretende dar ao país nos próximos quatro anos. Mas, antes, fez questão de marcar a diferença entre o que sua vitória representa e os últimos quatro anos do governo de Jair Bolsonaro.

Lula creditou sua vitória à “consciência política da sociedade brasileira” e da frente ampla que se formou para apoiá-lo nas eleições. E disparou severas críticas ao governo que o precedeu. Usou a expressão “nunca antes na história deste país se viu” várias vezes para denunciar o uso de recursos públicos com objetivos eleitorais, a construção de “um discurso de ódio”, a construção de um projeto autoritário, o desmonte de políticas públicas e o constrangimento de eleitores.

O novo presidente elogiou ainda a Justiça Eleitoral e o sistema eletrônico de votações. E reafirmou o compromisso que fez no primeiro discurso de posse, em 2003, de combater a fome.

FONTE: Correio Braziliense