20/04/2024

MAIS SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NAS COMUNIDADES COM PARCERIAS DO PODER PÚBLICO E INICIATIVA PRIVADA

Nesse sábado, 5 de agosto, é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Saúde. Apesar de ainda existirem muitos desafios para se conseguir promover mais saúde de qualidade a todos os brasileiros e brasileiras, muitas conquistas já foram alcançadas. E merecem destaque especial as ações sociais e parcerias com empresas que visam somar à assistência pública regular na área de saúde.

Um exemplo relevante de parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada são as ações de saúde promovidas pela empresa Ligga – TUP Porto São Luís em conjunto com as Secretarias de Saúde Municipal de São Luís (SEMUS) e de Estado (SES). No primeiro semestre desse ano já foram realizados um total de 924 atendimentos gratuitos de saúde, divididos em 3 ações que integram o projeto Ligga Comunidade: Saúde na Comunidade (SEMUS); Sorrir na Comunidade e Sorrir na Escola (SES).

Os beneficiados das 3 ações de saúde do Programa Ligga Comunidade são adultos, crianças e idosos moradores das comunidades do Cajueiro (Andirobal, Sol Nascente, Prainha, Rua Principal, Guarimanduba e Egito), Mãe Chica (São Benedito, Vila Conceição, Vila Maranhão, Maracanã, Vila Tiradentes, Rio dos Cachorros) e adjacências.

A promoção e execução dessas ações socioambientais da Ligga junto às comunidades da sua área de influência tem como objetivo o fortalecimento da política de responsabilidade social e parâmetros ESG adotados pela companhia. As ações sociais da Ligga também são resultado do diagnóstico e do diálogo existente entre a empresa e as comunidades vizinhas. É de forma participativa, que são identificados pelos moradores do entorno do empreendimento, os temas mais relevantes, com destaque para os serviços de saúde como um dos mais demandados.

“Por ser tratar de uma comunidade vulnerável econômica e socialmente, com dificuldade para mobilidade e transporte na região, ao possibilitar o acesso aos diversos serviços de saúde de qualidade dentro da própria comunidade, gera-se uma ação de relevante impacto para a melhoria da qualidade de vida dessa comunidade. A Ligga – Projeto Porto São Luís tem em seu propósito social ser um indutor de desenvolvimento no Estado do Maranhão, e são com ações como essas de saúde que já estamos colocando em prática essa missão” declarou o CEO da Ligga – Projeto Porto São Luis, engenheiro Gerson Luiz Petterle.

Nesse primeiro semestre de 2023, as ações de saúde do Programa Ligga Comunidade aconteceram na sede do Porto São Luís, entre os meses de março a maio. Foram ofertados gratuitamente em parceria com a SEMUS consultas, exames, vacinação e atualização de carteira vacinal, testes rápidos (Glicemia, IST, etc); aferições de pressão arterial, além da distribuição de medicamentos; totalizando 528 atendimentos. Mais que números, são vidas que estão sendo salvas com uma simples consulta médica viabilizada, além do acesso a exames e medicamentos.

A senhora Wilmarina Mendes de Souza foi à consulta médica promovida pela Ligga em parceria com a SEMUS no último mês de maio, acompanhada do marido Aurino de Sousa e da filha Marcela Mendes de Souza, moradores do Cajueiro. Diabética e hipertensa, dona Wilmarina contou ao médico que estava tendo muitas tonturas e mal-estar. E descobriu o motivo ao fazer um teste de glicemia:

“Minha mãe ficava reclamando desse mal-estar e descobrimos aqui na consulta, que ela se descuidou muito da saúde. Como não temos aparelho em casa, ela não mede a glicemia e acaba não controlando a diabetes e nem a pressão. E estava tudo muito alterado. Foi importante fazer o teste e medir a pressão. O médico explicou o que ela precisa fazer urgente para evitar um derrame ou algo pior. Eu agora vou acompanhar mais de perto, para garantir que ela controle melhor a saúde” disse a filha Marcela, que assim como o pai Aurino, aprova as ações sociais da Ligga, que segundo eles fazem a diferença na qualidade de vida deles e dos vizinhos.

Já em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) foram realizadas duas ações de saúde odontológica, que contaram com atendimentos realizados na unidade móvel odontológica. Na ação Sorrir na Comunidade em março foram realizados mais de 160 atendimentos odontológicos na sede do Porto São Luís. E na ação Sorrir na Escola. Em maio, foram realizados 233 atendimentos beneficiando 66 crianças, alunos da UEB Manuela Varela.

Laila Roberta da Silva Costa, aluna da sexta série, teve a primeira consulta odontológica somente agora aos 11 anos de idade, graças a essa ação da Ligga e SES. Na consulta, ela aprendeu a fazer a higiene bucal de forma adequada, e restaurou um dente que estava quebrado há meses, e a impedia de sorrir sem preocupação:

“Quando quebrei meu dente, eu ficava com vergonha, e não sorria muito para não mostrar o defeito. Depois que a dentista consertou, fiquei aliviada. Agora posso falar e sorrir sem ter vergonha. Eu também aprendi como cuidar melhor dos meus dentes e ter uma vida saudável” disse a menina que sonha em estudar para ser policial no futuro.

Serviços de Saúde ofertados de março a maio de 2023:

Número de Procedimentos de saúde realizados pela SEMUS

 

 

Nº DE ATENDIMENTOS

Aferição de Pressão Arterial

52

Aferição de Glicemia Capilar

35

Consulta Médica

45

Vacinação (rotina, COVID-19, Influenza e sarampo)

64

Teste rápido para IST/AIDS, Hepatites Virais

80

Orientação sobre Covid-19, hipertensão, diabetes, IST/AIDS, Tabagismo e entre outras

103

IST/AIDS, Hepatites Virais distribuição de preservativos

144

Dispensação de medicamentos da Farmácia Básica

5

TOTAL DE ATENDIMENTOS

528

Resultados da PPP entre Ligga – Porto São Luís, SEMUS e SES de março a maio de 2023:

Resultado Geral do número de atendimentos da Ação Social de Saúde.

SERVIÇOS E PARCEIROS

 

 

Nº DE ATENDIMENTOS

Saúde na Comunidade- SEMUS

528

Sorrir na Escola – SES

233

Sorrir na Comunidade – SES

163

TOTAL DE ATENDIMENTOS

924