28/05/2024

Maranhão de Reencontros inicia prévias juninas neste domingo (19) com tambor de crioula, grupos de Bumba Meu Boi e espetáculo Pão com Ovo

A partir do próximo domingo (19) será dada a largada para o São João do Maranhão 2024, com a primeira noite de shows do Maranhão de Reencontros, projeto do Governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que marca o início das prévias juninas no estado.

Atrações locais, grupos de cacuriá, tambor de crioula e de Bumba-Meu-Boi comandam a festa, que acontecerá na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, em São Luís, durante três domingos (19/5, 26/5 e 02/6) que antecedem o período oficial do São João maranhense.

Neste primeiro domingo de Maranhão de Reencontros, dia 19, sobem ao palco da Concha Acústica Raynaldo Faray o grupo de Tambor de Crioula de Mestre Felipe, seguido do Bumba-Meu-Boi de Axixá, Bumba-Meu-Boi Novilho Branco, trupe teatral Pão com Ovo e do ‘batalhão’ do Bumba-Meu-Boi de Maracanã, que encerra a programação do dia.

Lançado em 2022, o projeto Maranhão de Reencontros foi a estratégia adotada à época pelo Governo do Estado, para promover o reencontro de artistas e grupos folclóricos com o público, após o severo período de pandemia de Covid-19, que inviabilizou atividades culturais e reuniões públicas entre os anos de 2020 e 2021.

Para o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, além de preparar o público para a temporada junina, o projeto é uma forma de reforçar a identidade cultural maranhense e valorizar os artistas da terra.

“O Maranhão de Reencontros já faz parte do calendário do Governo do Estado e é o pontapé inicial para o nosso São João. Como o próprio nome sugere, é uma forma de promover o reencontro das pessoas com quem faz a cultura acontecer e é, também, uma forma de fortalecer a identidade maranhense e a valorização das nossas tradições”, avalia.

Nos três dias de Maranhão de Reencontros, as apresentações têm entrada franca e começam sempre às 17h30. “Tenho certeza de que serão três domingos de muita alegria e diversidade para quem está ansioso para a melhor época do ano”, reforça Yuri Arruda.

Programação

19 de maio

17h30 – Tambor de Crioula do Mestre Felipe.

18h – Boi de Axixá.

19h – Boi Novilho Branco.

20h – Pão com Ovo.

21h – Boi de Maracanã.