20/04/2024

Maranhão de Reencontros neste domingo com especial do Dia das Mães

O início oficial do maior São João do Mundo está cada dia mais próximo e para dar um gostinho do que maranhenses e turistas poderão conferir nos arraiais pelo estado, o Governo do Maranhão realiza aquele esquenta neste fim de semana. No sábado (13) acontece, em Paço do Lumiar, a primeira edição do Ensaio Itinerante. Já no domingo (14) terá mais um dia de programação do Maranhão de Reencontros 2023, em São Luís.

Realizados pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Ensaio Itinerante e o Maranhão de Reencontros promovem a cultura, levam entretenimento e lazer gratuitos para a população e ainda fomentam a economia local, fortalecendo a cadeia produtiva, a economia criativa e garantindo renda para os pequenos comerciantes e os vendedores informais.

Ensaio Itinerante

O Ensaio Itinerante leva prévias da programação junina para diferentes pontos do estado. E neste sábado (13) a programação acontece em Paço do Lumiar, município da Região Metropolitana de São Luís.

A programação inicia com a apresentação da Companhia Furacão Country, às 17h, seguida do Cacuriá Menina Sapeca, no fim da tarde. Começando a noite, às 18h, sobe no placo o Carimbó de Andrelina. Depois é a vez da Companhia de Dança Country Festa de Rodeio animar o público que também assistirá à Dança Portuguesa Império de Lisboa e a Quadrilha Os Tops do Sertão.

Às 20h, começam as apresentações dos grupos de bumba-meu-boi. O primeiro a se apresentar é o Boi Upaon-Açu, seguido do Bumba-meu-boi de Nina Rodrigues. O batalhão pesado do Boi da Maioba se apresenta às 21h45. Em seguida é a vez do Boi Brilho da Juventude. Encerrando a programação, às 23h, Fabrícia e banda fazem a animação da galera.

Maranhão de Reencontros

Sucesso do pré-São João 2022, o Maranhão de Reencontros está de volta, reunindo uma programação diversificada todos os domingos do mês de maio. As apresentações acontecem na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, a partir das 18h.

No domingo (14), passarão pelo palco cinco grupos de Bumba-meu-boi. O Upaon-Açu abre a programação, seguido do Bumba-meu-Boi da Lua, Novilho Branco, Pirilampo e encerrando a noite, a partir das 22h, o Bumba-meu-boi de Ribamar de Matraca faz a festa com o sotaque mais tradicional da Grande Ilha.

Este será o segundo domingo de apresentações do Maranhão de Reencontros, que teve início no dia 7. A programação também acontecerá nos dias 21 e 28 de maio.