19/04/2024

Maranhão Na Tela comemora 15 anos com volta ao formato original e divulgação do calendário 2023

O Maranhão na Tela volta a ser realizado em formato presencial, de 04 a 09 de setembro, em comemoração ao aniversário de São Luís. A edição também marca a volta do evento para o Kinoplex Golden e contará com realização de uma agenda de capacitações para Lei Paulo Gustavo. O Festival tem patrocínio do Instituto Cultural Vale – ICV, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do MinC.

Em todas as suas edições, o Maranhão na Tela apresenta a obra de um artista plástico maranhense, a partir da qual é criada a identidade visual do evento. Neste ano todas as peças de divulgação são baseadas na obra Santos Juninos, do artista Wal Paixão.

Competitiva 

Dando início às atividades do Maranhão na Tela 15 Anos, a partir de 05 de junho estarão abertas as inscrições para Mostra Maranhão de Cinema, mostra competitiva que o festival realiza com exclusividade para filmes e videoclipes maranhenses. Serão selecionados 04 longas-metragens e 12 curtas e 16 videoclipes.

As inscrições para Mostra Maranhão de Cinema são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 30 de junho pelo site do festival, onde também está disponível o regulamento da mostra. O resultado será divulgado no dia 31 de julho.

Atividades Formativas

As atividades formativas desta edição incluem a realização de 05 cursos teóricos, 02 oficinas práticas e 01 masterclass com o diretor homenageado. Os cursos teóricos serão realizados em duas etapas e serão todos direcionados para Lei Paulo Gustavo.

Na primeira etapa, serão oferecidos os cursos de Legislação, com o detalhamento dos artigos e do decreto para o audiovisual, e de Gestão de Projetos, com o detalhamento executivo e da prestação de contas.

Os cursos teóricos são fruto de uma parceria com o SEBRAE Maranhão, terão carga horária de 6h cada um e serão realizados no SEBRAELAB. As inscrições estarão abertas a partir de 30 de junho, no site do festival.

A segunda etapa de cursos ainda não tem data definida, pois o objetivo é realiza-los quando os editais estiverem abertos, já que serão voltados para o detalhamento das inscrições em todas as linhas direcionadas ao audiovisual.

Sobre as oficinas práticas, a primeira será sobre produção de videoclipes e a segunda sobre produção de documentários. Ambas capacitarão os alunos para realização das obras com uso de aparelhos celulares.

As oficinas acontecerão na segunda quinzena de agosto, no Parque Botânico São Luís e os alunos serão selecionados previamente, a partir de parcerias com ONGs que desenvolvem trabalhos direcionados aos jovens.