O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES), em parceria com o Fórum e o Conselho Estadual de Economia Solidária (CEESOL), realiza as conferências Territoriais da Economia Solidária no Maranhão, que são preparatórias para as regionais.
As conferências são realizadas pelo Governo Federal, no período de 10 a 13 de abril de 2025, 11 anos depois da última Conferência Nacional.
A primeira Conferência Territorial do Maranhão será na próxima sexta-feira (09), no Centro de Referência da Economia Solidária (Cresol), que funciona na Casa do Maranhão, das 8 às 18 horas. A Conferência citada corresponde ao Território da Região Metropolitano.
As conferências regionais maranhenses adotaram o tema da nacional “Economia Popular e Solidária como Política Pública: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação.” que, inclusive, reforçam a importância das conferências territoriais no fortalecimento da Ecosol.
“Estamos garantindo todos os passos para a construção da Conferência Nacional porque reconhecemos nos próprios preceitos da política, que é fundamental que os agentes que a fazem sejam ouvidos, que possam construir juntos as ações de fortalecimento da Ecosol. Com certeza, chegaremos forte, com ideais que contribuirão para o desenvolvimento da política a nível nacional e em contrapartida, teremos, ao final do processo, uma Economia Solidária mais valorizada no país, nos estados, nas regionais e nos municípios.”, avaliou o secretário da Setres, Luiz Henrique Lula.
A Conferência é um instrumento da democracia que reúne governantes, sociedade civil organizada para debater e orientar a construção de políticas públicas em diversos temas de interesse social. A 4ª CONAES visa a elaboração do 2ª Plano Nacional de Economia Solidária.
Além da Região Metropolitana serão realizadas mais quatro conferências: Mearim, 16 de agosto; Munim, 30 de agosto; Lagos, 13 de setembro; e Sul, 20 de setembro. A Conferência Estadual está prevista para os dias 07 e 08 de novembro.