21/05/2024

Márcio Tavares, Juca Ferreira e Lucélia Santos vão coordenar área da cultura na transição

O secretário nacional de cultura do Partido dos Trabalhadores Márcio Tavares, o ex-ministro Juca Ferreira e a atriz Lucélia Santos serão os responsáveis por coordenar o núcleo de cultura do governo de transição. Os nomes foram anunciados por Ferreira durante plenária nacional do Comitê Paulo Gustavo nesta terça-feira (8).

Articulado por Tavares, que coordenou a área de cultura durante a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o grupo deve se reportar ao ex-ministro Aloizio Mercadante, responsável por chefiar os núcleos temáticos do governo de transição.

A equipe completa, que vai atuar na formulação de políticas públicas e definir as diretrizes do setor durante o governo, ainda está sendo montada e contará com representantes de diferentes áreas, entre elas audiovisual, patrimônio, museus e culturas populares.

Os nomes foram escolhidos com o objetivo de combinar as experiências e os perfis dos três. Márcio Tavares é considerado um nome técnico e que tem boa interlocução com políticos, artistas, ativistas culturais e gestores. Juca Ferreira foi ministro da Cultura nos governos Lula e Dilma Rousseff, além de secretário de Cultura em São Paulo e Belo Horizonte. Lucélia Santos é atriz e foi candidata do PSB a deputada federal pelo Rio de Janeiro.

Entre as prioridades da equipe durante a transição estão pelo menos três frentes de atuação: a revisão de normas e decretos editados durante a gestão Bolsonaro, a análise da estrutura do setor de cultura no governo federal e a discussão do orçamento destinado à área.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.