O cantor Milton Nascimento completa nesta quarta-feira (26), 80 anos de idade. Um dos maiores talentos da MPB.
Nascido no Rio de Janeiro, ainda criança já mostrava interesse pela música. Milton com dois anos ficou órfão de mãe e passou a morar com sua avó em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Quando completou seis anos foi morar com pais adotivos em Três Pontas.
Aos 13 anos, Milton ganhou seu primeiro violão e dois anos depois criou um grupo vocal com seu amigo de infância Wagner Tiso. Logo depois criaram o W’s Boys com Milton, Wagner e seus irmãos Wesley e Wanderley. A banda se apresentava em shows na região em que moravam.
Em 1963, Milton mudou-se para Belo Horizonte, para fazer o vestibular para Economia, mas a música predominou. Na época, formou com Lô Borges, Beto Guedes, Márcio Borges e Fernando Brant, o Clube da Esquina.
Após 3 anos, mudou-se para São Paulo, mas estava muito difícil para que gravassem suas músicas, mas em setembro desse mesmo ano, conheceu a lendária Elis Regina, que gravou “Canção do Sal”, sua primeira música.
No ano de 1967, Milton Nascimento teve três músicas classificadas no Festival Internacional da Canção da TV Globo, onde consagrou o cantor que foi considerado o melhor intérprete. Um dos seus maiores sucessos, “Travessia”, conquistou o segundo lugar no festival. “Maria, Minha Fé” e “Morro Velho” ficaram na sétima colocação. No mesmo ano lançou seu primeiro disco solo, “Travessia” e realizou diversos shows.
Em 1968, deu início à sua carreira internacional, excursionando pelos Estados Unidos, onde gravou o disco “Courage”. Em 1972 lançou, junto com Lô Borges, o álbum “Clube da Esquina”.
Com uma longa carreira, Milton lançou 42 álbuns e conquistou vários prêmios, entre eles, quatro Grammy. Seu nome esteve diversas vezes na lista dos melhores das publicações “Down Beat” e “Billboard”.
Entre suas músicas de sucesso estão:
- Travessia (1966)
- Sentinela (1969)
- Clube da Esquina (1970)
- Cais (1972)
- Nada Será Como Antes (1972) Fé Cega, Faca Amolada (1975) em parceria com Beto Guedes
- Ponta de Areia (1975)
- Maria, Maria (1979)
- Canção da América (1980)
- Caçador de Mim (1981) Coração de Estudante (1983)
- Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor (2002)
Fonte: ebiografia

