24/02/2024

Morre a documentarista Francisca Alencar, aos 63 anos

Nascida no Maranhão, a documentarista Francisca Alencar codirigiu e produziu o filme “João do Vale Muita Gente desconhece”. A documentarista de 63 anos morreu na última quarta -feira, dia 06 de julho, decorrente de um câncer.

Francisca Alencar vivia em São Luiz, MA. Entre seus trabalhos audiovisuais destaca-se o primeiro documentário sobre o cantor e compositor João do Vale, documentário este codirigido e produzido por Alencar. João do Valle era nascido em Pedreiras, MA, cidade natal de Francisca Alencar.

Francisca acompanhou os dois últimos anos de vida de João Do Vale, que faleceu em 1996. O documentário, além de ter sido premiado no Festival de Gramado, participou de diversas mostras nacionais e internacionais. “João do Vale, Muita Gente desconhece” teve codireção de Werinton Kermes.

Por vários anos, foi produtora de um dos mais importantes festivais de cinema do país, o festival Guarnicê de Cinema, ao lado do também documentarista e professor da Universidade do Maranhão, Euclides Moreira. Francisca Alencar deixa duas filhas e quatro netos. O sepultamento, no cemitério municipal da cidade de Pedreiras, MA, aconteceu nesta quinta-feira dia 7 .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.