LUTO NO SAMBA
O Maranhão perde mais um dos ícones da cultura popular e do samba. Faleceu nesta terça-feira (07), por volta das 23h30, no Hospital dos Servidores do Estado, Raimundo Ciro Costa, de 86 anos, vítima do mal Alzheimer.
Criado no bairro do João Paulo, popularmente chamado de “Seu Dito” foi presidente da Federação das Escolas de Samba e do Sindicato dos Mestres de Obras do Maranhão, nas décadas de 70 a 90. Além de contribuir artisticamente, como compositor e criador de grandes sambas enredos, ao lado do irmão, o compositor Zé Pivot.
Ele deixa filhos e netos, que também o seguiram a sustentar viva a história da Mangueira, como a entusiasta Cidália, os interpretes e compositores Kleber Costa e Paulo Felipe.
Presidente de honra da Verde e Rosa do bairro do João Paulo, seu “Dito” não escondia a paixão pelo samba. Há alguns anos, quando ainda não estava acometido pela doença, com o enredo “Dito popular”, a Turma de Mangueira levou para a avenida à trajetória do sambista.
De acordo com o presidente da escola, o matemático Itamilson Lima – a morte de “Dito” representa uma grande perde. “Todos sabíamos o amor que o seu “Dito” nutria pela Turma de Mangueira e vice-versa. A nossa escola lhe será eternamente grata. A cultura maranhense está perdendo um grande expoente”, lamentou Itamilson.
O carnavalesco, Dominguinhos Lopes, se manifestou: “Lamento profundamente a perda de “Seu Dito”, um dos maiores baluartes e entusiasta da escola de samba Turma de Mangueira, e figura importante da cultura do bairro do João Paulo”. ”Deus possa receber em paz a alma deste que, para mim, foi o mais mangueirense dentre todos os mangueirenses”, afirmou Dominguinhos.
A radialista e comunicadora Helena Leite, também lamentou em seus perfis na rede social a perda: “Desfilei na Turma de Mangueira, no carnaval de 1979, e Seu Dito, representava muito para verde e rosa do João Paulo, além de compositor, ele tinha forte influência e poder de mobilização entre a comunidade e os sambistas maranhenses.
Enterro
O sambista está sendo velado na quadra da escola, no Calçadão do João Paulo. E o sepultamento vai ocorrer as 15h30, no cemitério do Jardim da Paz, Estrada de Ribamar.