17/11/2025

Morre Barbosão, ex sonoplasta da Rádio Educadora

Na última sexta-feira (10/7), faleceu aos 68 anos, José Francisco Barbosa, chamado carinhosamente de Barbosão. Segundo informações, Barbosão apresentava problemas de próstata e diabetes e, hoje, não resistiu a um infarto. Barbosão, um dos grandes operadores de rádio do Maranhão, trabalhou nas principais emissoras de São Luís. Somente na Rádio Educadora, foram mais de 30 anos.

Conhecedor da boa música, Barbosão criou muitas vinhetas para o programa do nosso amigo Galinho. Destacou-se, também, nas transmissões externas como: partidas de futebol, festas juninas, Carnaval e celebrações religiosas.

Segundo informações repassadas  pela esposa do radialista, dona Concita, ele já vinha sofrendo com problemas de saúde há vários anos e o quadro se agravava a cada dia, chegando a depressão. Na noite de quinta-feira [9/7], Barbosa sofreu um infarto em casa, sendo ainda levado a UPA da Cidade Operária, mas não resistiu, indo a óbito no início da madrugada.

“Ele já vinha com problemas de saúde, não ia ao médico, e quando foi, foi diagnosticado com problemas na próstata… o médico pediu pra fazer biopsia e ele ficou muito preocupado, entrou em desespero, deu depressão e ontem [quinta-feira] passou mal durante o dia e a noite teve um infarto, levamos ele pra UPA da Cidade Operária, mas ele não resistiu…”, relatou ao blog a viúva, dona Concita. 

Barbosão iniciou sua carreira no início dos anos 70 na rádio Gurupi (mais tarde seria São Luis). Assim trabalhou também na São Luís, Ribamar, Difusora e Educadora. A convite foi a Belém trabalhar na rádio Marajoara e no retorno ao Maranhão já nos anos 90 volta a Educadora, onde exerceu suas funções até 2018. Experiente profissional, técnico em eletrônica, também montava estúdios de rádio, e era bastante solicitado para montar estruturas para as transmissões de jogos em rádio e TV, especialmente no estádio Castelão.

‘Quero registrar minha tristeza com a perda do Barbosão, além de um grande profissional, era um excelente garimpador e colecionador de um acervo musical. A cada carnaval e festejos juninos, sempre passava para ele uma coleção de CDs de cantores e grupos maranhenses” ,disse o titular do blog, jornalista Joel Jacinto.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.