14/11/2025
Sem categoria

Morte de vereadora do Rio ‘muito infelizmente reflete as estatísticas’, diz diretor da ONU

Marielle Fanco foi assassinada na noite desta quarta-feira no Rio de Janeiro | Foto: Mário Vasconcellos/CMRJ
Um jovem afrodescendente é morto a cada 21 minutos no Brasil’, afirma executivo das Nações Unidas; ele diz esperar que autoridades brasileiras esclareçam motivações da morte de Marielle Franco.

BBC BRASIL.com

A morte da vereadora carioca Marielle Franco (Psol-RJ), alvejada na noite dessa quarta-feira após sair de um debate com mulheres negras no centro do Rio de Janeiro, é “definitivamente chocante”, mas infelizmente não chega a surpreender quem acompanha as estatísticas de violência do Estado.

Quem afirma é o italiano Maurizio Giuliano, diretor do Centro de Informações da Organização das Nações Unidas para o Brasil, com sede no Rio de Janeiro.No Brasil, um jovem afrodescendente é morto a cada 21 minutos”, disse Giuliano em entrevista à BBC Brasil, por telefone, na noite desta terça. “Apesar de chocante, e certamente chocar os seguidores de Marielle, muito infelizmente isso reflete as estatísticas.”A morte a tiros da quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, eleita em 2016 com 46.502 votos, gerou uma onda de comentários e condolências que incluiu esferas federais, estaduais e municipais.Em nota oficial, o Palácio do Planalto afirmou que acompanhará toda a apuração e que “o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, falou com o interventor federal no Estado, general Walter Braga Netto, e colocou a Polícia Federal à disposição para auxiliar em toda investigação”.Já a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que “determinou à Divisão de Homicídios ampla investigação sobre os assassinatos da vereadora Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes (motorista da vereadora), além da tentativa de homicídio da assessora que a acompanhava”.
A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou luto de três dias.
“A honradez, bravura e espírito público dessa atuante vereadora serão sempre um exemplo”, escreveu o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, pelo Twitter. “Não vamos deixar que sua trajetória seja esquecida, não permitiremos que esse crime fique impune.”
O Psol, por sua vez, disse que “uma mulher, negra, mãe e defensora da igualdade, nascida e criada na Maré, foi tombada” e pediu “imediata apuração dos fatos” diante de “tamanha brutalidade”.

Violência contra negros e negras

Informações preliminares da Polícia Militar do Rio apontam que Marielle teria sido atingida por pelo menos quatro tiros na cabeça. A principal linha de investigação é a hipótese de execução.“Acreditamos que as autoridades brasileiras vão trazer à luz o que aconteceu e por quê. Mas, de forma ampla, em todo o mundo, nós estamos preocupados com os desafios e riscos que defensores dos direitos humanos enfrentam”, disse o diretor da ONU à BBC Brasil.
FONTE : https://www.terra.com.br/noticias/brasil/morte-de-vereadora-do-rio-muito-infelizmente-reflete-as-estatisticas-diz-diretor-da-onu,37299aac43523db143ea9119e8844037l6810oeb.html






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.