19/05/2024
Sem categoria

Muita agitação na primeira noitada nos Arraias do São João do Maranhão

A maior festa popular do Maranhão começou e a alegria marcou a primeira noite de programação nos arraiais organizados pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (17). Na Praça Nauro Machado, Canto da Cultura, Casa do Maranhão (Praia Grande), Ceprama, Parque Folclórico da Vila Palmeira e também no Arraial da Lagoa, promovido pela Liga Independente de Boi, com apoio do governo, a festa começou por volta das 19h e foi encerrada somente na madrugada de domingo, com os grupos folclóricos dando um show de tradição e criatividade. Turistas, grupos de amigos e pessoas de diferentes bairros de São Luís se deslocaram até os terreiros juninos para conferir a noite de estreia do “São João do Maranhão, Bumba Meu Coração”.

Na Praça Nauro Machado, um dos primeiros a se apresentar foi o Tambor de Crioula São Benedito, do bairro Fé em Deus. Coreiras e tocadores dançaram e fizeram a punga por cerca de uma hora. Uma das integrantes, dona Maria Amélia, entrou segurando uma imagem do santo que batiza o grupo folclórico. Ela disse que o protetor está em todas as apresentações. “Levamos ele para todos os terreiros, pois é ele que nos protege”, disse.

Animação também não faltou no meio da praça e em seus arredores. Enquanto vendedores ambulantes colocavam a mão na massa preparando as comidas típicas, os turistas apreciavam as delícias e a criatividade dos maranhenses. O casal Mônica e Paulo Lima veio de Belém passar apenas um dia em São Luís, mas aproveitou cada minuto no Arraial da Praia Grande. “É a nossa primeira vez no São João do Maranhão. Estamos achando tudo muito interessante e bonito”, afirmou ele.

No Canto da Cultural, turistas entrarão no cordão para ver o Boi de Morros. À frente do grupo, os dois cantadores entoavam as novas toadas. Índias e vaqueiros campeadores rodopiavam no embalo das coreografias da manifestação folclórica, criadas especialmente para este São João. “É um grupo animado, jovem, para cima, estou gostando de ver”, disse a turista paulista Vera Lúcia Jandier.

Na Madre Deus, o Ceprama foi o centro das atenções da sexta-feira (17). Lá, crianças acompanhadas dos pais se divertiram com a brincadeira de bombinhas de São João. O cardápio de comidas típicas, incluindo mingau de milho, arroz de cuxá e torta de camarão, fez sucesso nas barracas instaladas no local.

A comerciante Graciete do Carmo preparou menu diversificado para atrair o público. “Já trabalho nesse ramo há 15 anos e meu investimento é grande. Sempre tenho um bom retorno nessa época, por isso invisto em comidas típicas e churrasquinho”, contou.

No Parque Folclórico da Vila Palmeira, a empolgação ficou por conta do público, que quis conferir de perto as atrações da noite. A moradora do bairro do Barreto, Maria da Graça Santos, chegou cedo para acompanhar toda a programação. “Gosto de ver todas as brincadeiras. Não quero perder nada. Vou ficar aqui com os meus netos até a última apresentação”, disse.

TE LIGA NA LAGOA

No Arraial da Lagoa, realizado em parceria com a Liga Independente dos Grupos de Bumba meu boi do Maranhão, muita festa e animação na noite de abertura. Como no ano passado, um grande tablado foi montado para garantir uma melhor evolução das manifestações folclóricas. Um painel com a imagem de São João e a ambientação diferenciada foram as sensações no terreiro.

Entre os grupos folclóricos que se apresentaram no Arraial da Lagoa, Grupo Piaçaba, Boi de Axixá e Boi de Leonardo. Houve ainda shows com os cantores Papete e Betto Pereira.

A programação do “São João do Maranhão, Bumba meu Coração” pode ser conferida no site da Secma (www.cultura.ma.gov.br) e no portal do Governo do Estado (www.ma.gov.br/saojoaodomaranhao).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.