‘Fico’ de Neymar tem repercussão mundial
Fim da novela: Neymar fica no Santos até 2014
Santos – A torcida do Santos pode comemorar aliviada: seu principal ídolo na atualidade, Neymar, vai permanecer no Peixe até a Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva concedida pelo jogador, seu pai e o presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, na tarde desta quarta-feira.
Como de praxe, a Joia fez questão de frisar o amor pelo Santos e a felicidade em poder permanecer no Brasil por mais tempo. “Eu sempre falei que não sairia. Quero representar o Santos e o Brasil, ficar perto da minha família e dos meus amigos. Quero ficar aqui por muito tempo e não me vejo deixando o clube”, disse o atacante, que admitiu que o nascimento de seu primeiro filho, Davi Lucca, também pesou na decisão.
“O filho é algo maravilhoso para mim e isso pesa um pouco, porque eu quero ver o crescimento do meu filho. Se eu saísse continuaria acompanhando, mas pouco. A torcida do Santos tem que agradecer um pouquinho a ele também”, brincou o craque, que garantiu não se importar com a eleição de melhor jogador do mundo.
“Eu nunca me preocupei com isso. O que eu quero é disputar os melhores campeonatos do mundo, e o Santos é um clube que vai fazer isso sempre. Estou feliz por ter ficado”, concluiu.
Foto: Divulgação
Craque posa com o pai, Neymar da Silva, e o presidente do Santos, Luis Alvaro | Foto: Divulgação
Para assegurar a permanência de Neymar, o Santos aumentou o salário do jogador e, consequentemente, a multa rescisória do craque, que antes era estipulada em R$ 100 milhões. Luis Alvaro destacou a luta do Peixe para manter o camisa 11.
“A luta foi grande, porque de um lado havia o poderio financeiro incomparável dos times europeus, e do outro apenas a paixão. Mas eu sempre disse que queria ver o Neymar feliz, jamais o impediria de buscar isso”, disse o presidente, que reconheceu que os valores do contrato foram alterados.
“Quando assinamos o contrato com o Neymar em agosto do ano passado, ele já era um ídolo. Quando aditamos o contrato agora, tínhamos um mito, e é razoável que as condições econômicas sejam revistas e se faça justiça à contribuição que o neymar está dando ao Santos”, prosseguiu Ribeiro, que já pensa em usar o craque para tornar o Peixe o clube mais popular do Brasil.
“A contribuição dele não se mede só na cota de televisão e nos patrocinadores, mas sim no crescimento da torcida. Até 2014, seremos a terceira maior torcida do Brasil. Ele vai ajudar o meu time a ser o mais popular do país nos próximos 10 anos”, completou o mandatário.
Sobre o interesse de Barcelona e Real Madrid, o pai de Neymar, Neymar da Silva, admitiu negociações com os clubes, mas reiterou que o desejo do filho era permanecer no Santos. “Nâo chegamos perto de um acordo com eles, mas o Santos decidiu não vender o Neymar, então as negociações pararam. A decisão que estamos tomando hoje (quarta-feira) é para acabar com as especulações e acabar com o desgaste do Neymar na Europa. Estamos agindo com o coração e a vontade do Neymar foi respeitada”, explicou.
Luis Alvaro, aliás, revelou que comunicou aos presidentes dos clubes espanhois o acordo com Neymar. “Depois que assinamos o contrato, liguei para o Sandro (Rosell, mandatário do Barcelona) e o Florentino (Pérez, do Real Madrid) avisando que o Neymar ficaria até 2014. Mas queremos manter as melhores relações possíveis com os grandes clubes europeus”, contou o mandatário santista.